Marca Petrobras está prestes a deixar os postos da Vibra

Tradicional logo com a sigla BR em um quadrado verde e amarelo não será mais utilizada pela rede de postos Vibra.

A Petrobras enviou à rede de postos de combustível Vibra um comunicado informando que não tem interesse em renovar o contrato de licenciamento da marca nos termos atuais do contrato, que tem duração até 28 de junho de 2029. O fim da parceria deve provocar uma mudança no visual dos estabelecimentos da empresa.

Após o término no contrato, os postos que levam o nome da companhia não poderão mais utilizar a tradicional marca da Petrobras composta pelas letras “BR” dentro de uma forma geométrica nas cores verde e amarelo.

A Vibra é a antiga BR Distribuidora, companhia criada no período militar para gerenciar os postos com a bandeira da estatal. Em 2017, durante o governo Temer, 30% das ações da BR Distribuidora foram vendidas em uma oferta na bolsa de valores e a petroleira deixou de ser sua única dona.

Pouco tempo depois, em julho de 2019, a Petrobras abandonou o controle da empresa ao reduzir sua fatia para 41% de participação. O restante das ações foi negociado em junho de 2021, quando a BR Distribuidora passou a ser totalmente privada e trocou de nome dois meses depois.

O contrato das empresas para uso da marca Petrobras foi assinado em junho de 2019, um mês antes da estatal abandonar o comando da outra. Esse acordo foi renovado em junho de 2021, mesmo período em que a companhia deixou de ter ações da rede de postos.

Mesma estratégia

A Vibra possui uma rede com 8.383 unidades de postos, conforme consta no seu balanço do terceiro trimestre. Ao divulgar os resultados, a empresa afirmou que continua com “foco em renovações contratuais e na atratividade da bandeira Petrobras.”

Ainda segundo a companhia, o fim do contrato em 2029 não altera sua estratégia relacionada aos revendedores e clientes, sobretudo porque essa possibilidade já estava nos seus planos de médio e longo prazo, considerando que o contrato prevê a prerrogativa de não renovação.

você pode gostar também