Menos gastos: 5 hábitos que realmente economizam combustível
Para gastar menos gasolina no dia a dia, o motorista pode adotar algumas atitudes simples e que realmente funcionam.
Rodar na reserva e andar no ponto morto são algumas das práticas que muitos ainda recomendam para reduzir o consumo de combustível. A verdade é que nenhuma dessas técnicas milagrosas funciona de verdade, mas existem alguns hábitos que podem realmente fazer diferença no bolso.
Se você deseja poupar as idas ao posto, é melhor utilizar estratégias comprovadamente eficazes do que aderir a técnicas duvidosas que podem colocar sua segurança em risco. As práticas recomendadas não são nem um pouco mirabolantes ou complicadas, mas funcionam bem.
Foto: Shutterstock
5 dicas para gastar menos combustível
Mudar alguns hábitos simples na rotina é suficiente para o motorista que quer economizar conseguir ver a diferença nos gastos com combustível. Veja abaixo seis práticas que de fato funcionam quando o objetivo é poupar:
1. Direção consciente
Dirigir de maneira mais consciente é o primeiro passo para ver a diferença no bolso. Evite acelerações e frenagens mais bruscas, já que elas aumentam o gasto de gasolina.
Outra dica é fugir de velocidades muito altas, especialmente na estrada, para não elevar a resistência aerodinâmica.
2. Manutenção em dia economiza (muito) combustível
Realizar as manutenções do veículo dentro do prazo correto é indispensável para um consumo eficiente de combustível.
É nessas revisões que o mecânico faz a troca de itens indispensáveis para o bom funcionamento do sistema, como óleo, filtros e velas. Aqui também vale uma menção honrosa para a calibragem dos pneus.
3. Atenção à troca de marchas
Saber o momento certo de mexer no câmbio é essencial para poupar gasolina. O ideal é manter a primeira marcha até cerca de 15 km/h de velocidade, depois acionar a segunda até os 25 km/h.
A terceira deve entrar por volta dos 45 km/h e a quarta entre 60 km/h e 70 km/h. Acima disso, é hora de colocar a quinta marcha.
4. Sem excesso de peso
O peso do carro influencia diretamente na quantidade de força que o motor precisa fazer e, consequentemente, no consumo. Portanto, retire do veículo todos os itens e objetos desnecessários antes de ligar o veículo.
Remova também os racks e bagageiros no teto quando não estiver usando, pois eles criam arrasto aerodinâmico.
5. Rotas planejadas
Antes de sair de casa, planeje a rota para não acabar rodando desnecessariamente pela mesma região durante vários minutos até encontrar o local certo. Aplicativos de localização e navegação, como Google Maps e Waze, podem ser bons aliados.