Mercado automotivo: quais marcas estão afundando (e decolando) em 2024?

Fabricantes tradicionais e uma recém-chegada marca chinesa estão entre os principais destaques do mercado automotivo nacional.

As novas regras para emissão de poluentes estão levando a uma transformação no mercado automotivo, sobretudo relacionada ao crescimento do volume de veículos elétricos e híbridos disponíveis.

Enquanto as marcas mais tradicionais correm para lançar modelos a bateria, as fabricantes chinesas saem na frente com seus carros tecnológicos e bem equipados.

Tudo isso criou um novo cenário não apenas no âmbito internacional, mas também no Brasil. Por aqui, a participação das montadoras mais tradicionais no mercado tem passado por mudanças em meio a essa batalha para se manterem entre as mais vendidas do país.

Enquanto algumas encontram sucesso e se mantêm no topo, outras veem sua perda de popularidade expressa em números.

Destaques negativos e positivos

Entre as marcas que mais emplacaram unidades no início de 2024, estão Volkswagen, Renault, BYD, Caoa Chery e Ram. Todas elas conquistaram uma fatia maior do mercado nos primeiros meses do ano, tomando o lugar de outras que saíram perdendo.

Chevrolet, Jeep, Peugeot e Citroën foram as quatro montadoras que mais afundaram na lista de vendas. Com exceção da Peugeot, as outras três também perderam uma parte de sua presença no mercado, parcela essa que foi devorada pelas concorrentes.

O cenário observado no primeiro bimestre do ano é o mesmo do segundo trimestre de 2023, quando Ram, Volkswagen e as montadoras chinesas deixaram a Chevrolet para trás.

Já a Fiat se manteve estável no período. Além de conseguir manter a picape Strada como o carro mais vendido do Brasil, a marca italiana registrou um crescimento de 18,1% nas vendas em relação ao primeiro bimestre do ano passado. Por outro lado, mesmo com o aumento nos emplacamentos, sua participação no mercado nacional caiu de 22% para 21,21%.

BYD e RAM

O resultado da Fiat reflete o avanço de BYD e RAM, bem como a chegada da GWM. Até fevereiro de 2023, a BYD ocupava o 22º lugar no ranking de vendas brasileiro, mas agora está na 10ª posição, com 2,84% de presença, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

A RAM, por outro lado, tem como principal impulsionador o lançamento da Rampage, picape que soma mais de 2 mil exemplares emplacados por mês. Na 17ª posição do ranking até o início do ano passado, a marca atualmente está em 13º lugar na lista, com uma fatia de 1,58%.

Top 10 fabricantes de veículos

Confira as marcas mais vendidas no Brasil no primeiro bimestre de 2024:

  1. Fiat – 65.178 unidades
  2. Volkswagen – 46.050
  3. Chevrolet – 35.447
  4. Toyota – 27.118
  5. Hyundai – 26.198
  6. Renault – 17.346
  7. Jeep – 16.664
  8. Nissan – 11.930
  9. Honda – 10.597
  10. BYD – 8.726
você pode gostar também