Mercedes diz adeus aos hatches: Classe A deixará de ser produzido
Mercedes-Benz anuncia a descontinuação do Classe A, que sai de linha após quatro gerações, devido baixa aceitação.
A renomada fabricante de automóveis Mercedes-Benz comunicou que o Classe A, após quase três décadas no mercado, será descontinuado. A decisão foi divulgada por Markus Schafer, diretor de tecnologia da marca, durante a apresentação do novo modelo CLA.
Motivada por questões comerciais, a decisão visa alinhar o portfólio da empresa às demandas globais, especialmente nos mercados dos Estados Unidos e da China. Ao longo do tempo, o Classe A evoluiu por quatro gerações, mas agora deixará de ter um sucessor.
Schafer destacou que, apesar do sucesso do hatch na Europa, ele não se encaixa nos planos mundiais da marca. Com isso, decisões difíceis precisaram ser tomadas.
O plano da Mercedes-Benz é reduzir sua linha de carros de entrada de sete para apenas quatro modelos. Além do Classe A, o sedã e a minivan Classe B também não farão parte do futuro portfólio.
A montadora focará no novo CLA, nos SUVs GLA e GLB e em um inédito off-road compacto inspirado no Classe G.
Transformações ao longo dos anos
O Classe A, que estreou em 1997, foi inicialmente concebido como uma minivan que se destacava por sua carroceria curta e teto elevado.
As gerações de 2012 e 2018 trouxeram uma reformulação, transformando o modelo em um hatch médio competitivo. Foi nessa fase que o Classe A retornou ao Brasil após uma pausa de quase oito anos.
No Brasil, a primeira versão do Classe A foi produzida entre 1999 e 2005 em Minas Gerais. A retomada das vendas em 2013 ocorreu após a reformulação que o colocou em disputa direta com modelos como Audi A3 e BMW Série 1, reforçando a presença da Mercedes entre os hatches médios.
Um futuro de mudanças
Embora a data exata do fim da produção do Classe A não tenha sido revelada, tudo indica que ocorrerá em 2026.
Com a decisão da descontinuação, a Mercedes-Benz está se preparando para um novo capítulo, ajustando suas ofertas para atender à demanda global. A saída do Classe A marca o fim de uma era para a montadora alemã, que agora foca em SUVs e veículos com design inovador.