Método facilita furto de Teslas mesmo com atualização de segurança; por quê?

Tentativa de impedir a retransmissão do sinal da chave do Tesla Model 3 não gera o resultado esperado, afirma publicação.

Preocupada com o volume de furtos, a Tesla lançou uma atualização de segurança recente para o Tesla Model 3 com o objetivo de impedir a ação dos criminosos. Utilizando um truque já conhecido, os bandidos retransmitem o sinal da chave de aproximação para outro aparelho e conseguem abrir o carro.

Segundo a revista Wired, mesmo com a recente atualização, o veículo ainda pode ser furtado com facilidade utilizando esse esquema.

A Tesla tentou resolver o problema ao criar uma tecnologia de rádio de banda ultralarga, que permite medições mais precisas entre o automóvel e a chave para evitar retransmissões. Porém, de acordo com a publicação norte-americana, a empresa não obteve o resultado esperado.

Em um vídeo da publicação, pesquisadores da GoGoByte, companhia de segurança cibernética automotiva, demonstram que ainda é possível abrir o Model 3 usando o mesmo processo, apesar da atualização recente.”É um aviso para o grande público: simplesmente ter a banda ultralarga habilitada não significa que seu veículo não será furtado. Usando ataques de retransmissão, ainda é como nos velhos tempos para os ladrões”, alertou o fundador da GoGoByte, Jun Li.

É possível evitar furtos?

A revista afirma que o dispositivo para hackear o sistema do Tesla custa menos de US$ 100 (aproximadamente R$ 515 na conversão direta). Porém, o trabalho torna-se bem mais complicado quando o motorista habilita a senha opcional de quatro dígitos.

Meu entendimento é que pode levar tempo para as equipes de engenharia encontrarem um ponto ideal onde os ataques de retransmissão possam ser evitados, mas também não afetem a experiência do usuário, opinou Josep Rodriguez, pesquisador da empresa de segurança IOActive, em entrevista à publicação.

Em comunicado, a Tesla afirmou que não desenvolveu a tecnologia para evitar roubos e que planeja melhorias. “Esse comportamento é esperado, pois estamos atualmente trabalhando para melhorar a confiabilidade da banda ultralarga. A nova banda será aplicada assim que as melhorias de confiabilidade forem concluídas”, disse.

Vale mencionar que a conectividade por GPS presente nos carros da marca facilita a localização do veículo em caso de furto ou roubo.

*Com informações da Wired.

você pode gostar também