Michelin está testando pneus sem ar e se preparando para lançá-los no mercado
Chamado Michelin Uptis, eles estão atualmente em sua fase final de testes em um MINI Cooper SE (elétrico) usado para demonstrações.
Primeiro foram os pneus sem câmara, depois os pneus furados. A solução definitiva para os furos parece estar cada vez mais perto: os pneus sem ar. Vários fabricantes já trabalham neste conceito há algum tempo. A Michelin é um dos que está mais perto de torná-los realidade. A marca está realizando os últimos testes com o objetivo de lançá-lo no mercado em breve.
Seu nome comercial será Michelin Uptis – em referência ao Unique Puncture Proof System, sua sigla em inglês. Se não houver inconvenientes, estarão à disposição do público em 2024. No entanto, a empresa francesa já se propôs um meta ainda mais ambiciosa.
A Michelin quer fabricar pneus com materiais sustentáveis até 2050. Além disso, o projeto visa reduzir os restos de borracha e outros componentes que são destruídos pelas milhares de toneladas de pneus descartados ano após ano.
Nova tecnologia
Qual é o seu segredo? Resumindo, em vez de ar, o interior da estrutura e dos compostos atuam como amortecedores, oferecendo praticamente o mesmo percurso e nível de conforto dos pneus convencionais.
Seguindo para uma explicação um pouco mais técnica, esses pneus têm uma estrutura tridimensional feita de borracha, alumínio e um material chamado resina de inserção de fibra de carbono. Graças a esses elementos, o pneu tem a mesma consistência e capacidade de deformação de um pneu comum.
Além disso, oferecem maior resistência ao desgaste e danos externos. Externamente, o piso é idêntico a qualquer outro, por isso também manterá o mesmo nível de eficiência, evacuação de água, desempenho e frenagem.
Seu desenvolvimento começou em 2019 e eles estão sendo testados em um MINI Cooper SE. A razão pela qual a Michelin escolheu este veículo é demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e a mobilidade elétrica.
Como apontamos acima, se esses testes derem resultados positivos conforme o esperado, o próximo passo será sua produção em série em medidas que variarão de 17 a 20 polegadas como muitos dos veículos – especialmente SUVs – que são comercializados em todo o mundo.