Mico na estrada? Descubra 5 atitudes na direção que causam vergonha alheia
Muito motorista que se diz experiente possui hábitos ao volante que podem ser prejudiciais ao carro e à segurança no trânsito.
Muita gente gosta de vender a imagem que possui muitas habilidades e conhecimentos na hora de dirigir. Contudo, o que essas pessoas não sabem é que, algumas das práticas adotadas, estragam o carro, além de aumentar o consumo e representar risco à segurança no trânsito.
Por isso, como nunca é tarde para aprender, separamos cinco condutas ao volante que farão o motorista gastar muito mais dinheiro com manutenção.
1- Descansar o pé na embreagem
É comum achar que, ao repousar o pé na embreagem, o condutor terá mais agilidade para realizar a próxima troca de marcha. Contudo, a atitude é, na verdade, a maior roubada. Isso porque, ao criar pressão sobre o pedal, se reduz a vida útil do componente.
Além disso, não se pode descartar o risco de superaquecimento do conjunto. Mesmo que a pressão seja pequena, ela é suficiente para afastar o platô do disco e “lixar” a peça. Se o pedal ficar cada vez mais pesado, antes do prazo previsto para a troca de embreagem, pode ser um sinal de que a prática é comum em seu carro, mesmo sem perceber.
2- Descer na “banguela”
Muitas pessoas acreditam que vão economizar combustível ao “colocar o carro na banguela”. Porém, como a maioria dos carros em circulação possuem injeção eletrônica, o fato de se colocar o câmbio no neutro na descida não reduz o consumo. Na prática, o sistema segue injetando combustível, independente de o câmbio estar ou não engatado.
Uma maneira real de se economizar combustível é deixar o carro rodar mais solto na descida, selecionando uma marcha mais alta, sem pisar no acelerador. Contudo, ao descer uma serra sinuosa, não deixe o carro “solto” demais, isso pode representar riscos para a sua segurança e de terceiros.
3- Passar de lado na lombada
Com receio de o carro raspar embaixo, muitos motoristas optam por transpor a lombada de lado. A prática, no entanto, não traz benefícios. Mesmo que o assoalho do carro não raspe, há outros problemas relacionados à estrutura do veículo. Passar nas lombadas na diagonal não distribui de forma correta o peso e as forças sobre a suspensão. Assim, o carro sofre torções na estrutura.
Portanto, o correto é reduzir ao máximo a velocidade e passar reto. Se continuar batendo, pode ser que o peso útil de seu carro esteja acima do recomendado pelo Manual do Proprietário.
4- Frear em cima da hora
Freadas bruscas ao se aproximar de uma lombada ou obstáculo visível, por exemplo, pode prejudicar a suspensão, amortecedores e freios. O hábito exige muito mais do conjunto de freio, incluindo discos, pastilhas e fluido. Ou seja, com esse hábito, a visita ao mecânico para manutenção tende a ser antecipada.
Para evitar essa situação, o ideal é prever o caminho à frente e, assim, antecipar as frenagens e evitar acelerar sem necessidade.
5- Segurar o carro na embreagem
O ato de “segurar” o carro com o câmbio manual, em um aclive, dosando a embreagem e o acelerador pode até exigir uma destreza por parte do condutor. Contudo, tal habilidade é prejudicial ao veículo.
O correto é segurar o carro na subida com o freio, para depois arrancar. Modelos equipados com controle de tração e estabilidade, por exemplo, possuem assistente de partida em rampa que, na prática, mantém os freios acionados por alguns instantes, após o condutor retirar o pé do pedal.