Mini SUV faz média de 30 km por litro e pode ser mais barato do Brasil

Lançamento do Toyota Yaris Cross no mercado brasileiro promete agitar o ânimo na categoria de SUVs compactos.

A estreia do Toyota Yaris Cross no Brasil está prevista para 2025, mas as especulações sobre o efeito do novo modelo no mercado nacional já começaram há algum tempo. O SUV compacto híbrido tem a promessa de ser o carro mais barato da categoria, desafiando concorrentes como Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta.

A estratégia da montadora japonesa para manter os custos baixos é utilizar a plataforma DNGA, uma arquitetura mais acessível que combina um motor a combustão 1.5 16V flex do tipo Atkinson a um propulsor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm. Juntamente com um câmbio eCVT, eles desenvolvem até 113 cv de potência combinada.

Inclusive, a escolha da base pode ter sido o motivo para o adiamento do lançamento do carro. A Toyota assumiu o desenvolvimento de todos os projetos para mercados emergentes após o escândalo envolvendo os testes de segurança da Daihatsu, inicialmente responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

O Yaris Cross que será fabricado no Brasil é bem diferente do modelo vendido no mercado europeu e japonês: ele é leve e pequeno, com apenas 1.150 kg no total, 2,62 m de entre-eixos e 4,31 m de comprimento, ideal para quem busca praticidade e economia.

Aliás, falando em economia, o consumo do híbrido chega a 30 km/l na Tailândia. Embora o tanque de combustível tenha capacidade para apenas 36 litros, em comparação com os 42 litros das demais versões, o sistema híbrido garante mais autonomia.

Lista de equipamentos

O SUV não deixa a desejar quando o assunto é segurança e conforto. Ele oferece sistema de pré-colisão, piloto automático adaptativo, assistência de permanência em faixa e faróis full-LED com ajuste automático de altura, além de seis airbags e freios a disco nas quatro rodas de série.

Por dentro, o Yaris Cross é equipado com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão e freio de estacionamento eletrônico com auto-hold.

O novo modelo da Toyota receberá um investimento de R$ 1,7 bilhão e será fabricado em Sorocaba, em São Paulo. Já o preço deve ficar na faixa de R$ 150 mil para a versão com motor 1.5 e R$ 165 mil para a configuração híbrida.

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