Mito ou verdade: temperatura do ar-condicionado interfere no consumo do carro?

Preocupação com o aumento no gasto de combustível é mais comum no verão, mas vale a pena entender como funciona.

Estamos em meio ao inverno no Hemisfério Sul, mas mesmo assim o calor não dá trégua em alguns estados brasileiros. Para quem precisa dirigir pela cidade, o ar-condicionado é o maior aliado dos dias de temperatura nas alturas, mas seu uso excessivo pode pesar no bolso.

Todo mundo sabe que o aparelho interfere no consumo de combustível do carro, mas será que esse gasto é influenciado pela velocidade do aparelho de climatização? E a temperatura, impacta nisso? É isso que você vai descobrir.

Deixar a velocidade do ar-condicionado mais baixa para ganhar menos não é uma grande vantagem para o condutor, já que o consumo é o mesmo em qualquer uma delas. O compressor do sistema começa a se movimentar assim que o aparelho é ligado e, independentemente da velocidade de ventilação selecionada no painel, a resistência gerada é sempre a mesma.

“Quando você liga o ar-condicionado, o compressor é acionado e, de fato, rouba um pouco de carga do motor. Antigamente, o aumento de consumo era de 10%, hoje é de menos de 5%”, diz o empresário e mecânico Pedro Luiz Scopino, dono da oficina Auto Mecânica Scopino.

Em outras palavras, dá na mesma para o bolso ligar o equipamento na velocidade mínima, intermediária ou máxima.

Foto: Shutterstock

Temperatura do ar-condicionado aumenta o consumo?

A situação da temperatura é basicamente a mesma da velocidade. Como ela é regulada a partir da quantidade de água quente no circuito, também não se relaciona ao funcionamento do compressor.

“A velocidade e a temperatura não têm a ver com o compressor. A intensidade do vento é controlada por um ventilador elétrico e não está associada ao compressor”, completa Scopino.

A exceção vale para carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável, que adapta o volume de gás comprimido à necessidade do sistema e funciona como aparelhos residenciais do tipo ‘inverter’. Isso evita que o compressor fique ligando e desligando várias vezes, o que reduz o gasto de combustível.

Portanto, se o calor apertou e você sente que precisa de mais vento ou quer resfriar a cabine um pouco, pode escolher a velocidade e a temperatura ideal para o conforto sem peso na consciência.

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