Mitos sobre carros elétricos podem enganar motoristas; conheça três

Crenças falsas que se popularizaram sobre automóveis a bateria continuam sendo espalhadas como verdade.

Os carros elétricos finalmente começaram a ganhar espaço no coração dos motoristas brasileiros, que aos poucos têm deixado de lado falsas crenças sobre o segmento. Entretanto, ainda existem muitos mitos sobre os veículos a bateria que acabam prejudicando o mercado.

Os tópicos de discussão mais comum são o custo-benefício do modelo e o consumo de energia elétrica em comparação com os gastos com combustível. Algumas perguntas podem ser respondidas de forma bem simples, outras demandam uma análise mais completa.

Veja a seguir informações muito divulgadas sobre carros elétricos que são falsas ou distorcem a verdade.

É preciso substituir a bateria com frequência

Uma pesquisa da empresa de gestão de frotas Geotab estima que as baterias de carros se deterioram 2,3% a cada ano. Um modelo com autonomia de 400 km, por exemplo, terá alcance de 390,8 km após 12 meses de uso.

Além disso, o site especializado InsideEVs calcula que boa parte das baterias tem a mesma vida útil dos demais componentes do automóvel, considerando uma pesquisa feita com 6.300 modelos. Para incentivar a compra, algumas montadoras oferecem garantia ou opções de troca de bateria.

Carregar um carro elétrico é mais caro que abastecer

Depende do modelo, assim como acontece nos carros a combustão. Os veículos elétricos possuem diferentes níveis de eficiência que podem fazer ou não valer a pena para o consumidor.

Nos Estados Unidos, a diferença de gasto entre uma Chevrolet Silverado 4WD elétrica e sua própria versão a combustão chega a US$ 1.500 em um ano. São cerca de US$ 7.500 economizados em cinco anos, considerando o preço médio da gasolina e da energia elétrica no país.

A rede elétrica não suporta a carga

Os carros elétricos demandam mais energia elétrica que outros, isso é um fato, mas o investimento necessário para suprir essa demanda é bem pequeno. Segundo dados da organização norte-americana Consumer Reports, os Estados Unidos precisariam aumentar a geração de eletricidade em apenas 1% a cada ano para abastecer todos os carros do país até 2050.

Vale pontuar que a migração para os carros elétricos está ligada a um esforço pela descarbonização mundial, o que significa que outros tipos de fontes mais sustentáveis, como eólica e solar, estão surgindo ao mesmo tempo que a demanda por eletricidade aumenta.

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