Montadora surpreende com projeto de táxis sem motorista para os próximos anos
Nissan lançará táxis autônomos no Japão até 2027.
A Nissan, montadora japonesa, anunciou que pretende introduzir uma frota de táxis autônomos até 2027. A iniciativa surge como resposta aos desafios enfrentados pelas comunidades locais, principalmente pela falta de motoristas de táxi, um problema que ocorre por causa do envelhecimento da população.
No país, mais de 10% da sua população tem 80 anos ou mais. A parcela de idosos no país – pessoas com 65 anos ou mais – também atingiu um novo recorde de 29,1%, a maior do mundo.
Além disso, o Japão possui uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, o que agrava ainda mais a situação. Com menos pessoas nascendo e mais pessoas vivendo por mais tempo, o país se vê diante da necessidade urgente de encontrar soluções viáveis para sustentar sua população em processo de envelhecimento.
A sociedade japonesa tem se empenhado em enfrentar o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, criando políticas voltadas para o apoio às famílias e para a integração dos idosos no mercado de trabalho. Porém, apesar desses esforços, os desafios persistem, mostrando a necessidade de soluções inovadoras.
Com isso, a montadora japonesa dedica-se a apresentar uma resposta para os desafios de transporte enfrentados pelo país, em especial a carência de mão de obra e o envelhecimento da população.
Em parceria com as autoridades locais e operadores de transporte, os testes comerciais serão iniciados em abril, na cidade de Yokohama, localizada no sul de Tóquio. O teste tem como objetivo oferecer soluções de mobilidade apenas para os moradores dessa localidade.
Buscando soluções de mobilidade no Japão, grandes fabricantes de automóveis, como Honda, General Motors e Toyota, também estão com planos para lançar serviços de táxi autônomo.
Para auxiliar nessa mudança, as leis de trânsito japonesas já permitem a circulação de veículos autônomos de “Nível 4” em vias públicas sob certas condições.
E com a chegada dos táxis ao mercado japonês, espera-se um resultado positivo na forma como as pessoas se deslocam, permitindo maior conforto, segurança e acessibilidade para todos os cidadãos.