Mostrando que está na corrida, Tesla prepara elétrico concorrente do BYD Dolphin

Montadora planeja criar um carro elétrico totalmente novo e mais acessível para concorrer com a chinesa BYD.

A Tesla parece ter reconhecido o poder do BYD Dolphin, carro elétrico mais vendido do Brasil em setembro que está fazendo sucesso no mundo todo. Para bater de frente com a fabricante chinesa, a montadora de Elon Musk prepara o Tesla Model 2.

A BYD anunciou há algumas semanas que vende cerca de mil unidades do Dolphin por dia no mundo. Segundo a marca chinesa, mais de 462.000 unidades foram comercializadas em dois anos desde que o carro foi lançado, em agosto de 2021.

Segundo informações da Reuters obtidas diretamente do CEO da Tesla, o Model 2 será um “carro popular” com preço de 25 mil euros nos países da Europa. Hoje, o veículo mais em conta da empresa é Model 3, que parte de 42.990 euros na Alemanha.

Musk teria dito que sua equipe ficou sabendo dos planos de lançamento no início de novembro, mas não detalhou quando a produção terá início ou o local de fabricação.

Produção na Europa

A princípio, a ideia é criar um automóvel totalmente novo, mais acessível e diferente do Model 3, feito em Shangai, na China. A decisão de levar a produção para a União Europeia pode vir após investigações sobre subsídios que o país asiático teria concedido aos fabricantes de veículos elétricos no país.

A Tesla é uma das maiores beneficiadas pelas medidas do governo chinês, e por esse motivo exporta o Model 3 do país asiático para o mundo. Se começar a fabricar os carros na Europa, a montadora pode reduzir seus custos de produção e o preço de venda.

Entretanto, a crise energética enfrentada por nações europeias pode barrar esse crescimento, favorecendo a compra de modelos a combustão em detrimento dos eletrificados. Outros possíveis empecilhos são a mão de obra mais cara e as regras ambientais mais rígidas.

Corrida do popular elétrico

Assim como a Tesla, outras montadoras aceleram para colocar elétricos “populares” no mercado europeu. A Citroën iniciou a pré-venda do novo ë-C3 por preços a partir de 23.300 euros, enquanto a Renault lançou o Dacia Spring por 20.800 euros, ambos na França.

A Fiat tem planos de desenvolver um modelo elétrico mais acessível, o Fiat 600e, em sua fábrica na Polônia. Já a Volkswagen prepara o ID2 para competir com o Dolphin.

você pode gostar também