Motor a etanol está no radar da Stellantis?

Stellantis foca em carros híbridos flex e etanol.

A Stellantis está de olho na sustentabilidade cada vez maior de seus carros e aposta no desenvolvimento do etanol. Além disso, pretende lançar um carro híbrido com motor flex, ou seja, conciliando o etanol com a eletricidade.

Recentemente, a Stellantis apresentou seu projeto do Bio-Hybrid, em Betim (MG), onde possui seu polo automotivo. Ainda de acordo coma empresa, a meta é potencializar o uso do etanol, até por ser uma forma de combustível renovável.

Em tempos de aquecimento global e ampla preocupação ambiental, há grandes perspectivas para este projeto. A ideia, agora, é que a empresa amplie o processo para ter um aprimoramento maior.

Stellantis investe pesado em novas tecnologias

Atualmente, a Stellantis promete investir cerca de R$ 30 bilhões no mercado brasileiro, justamente para a produção de veículos híbridos. Ao que tudo indica, o Jeep Compass será o primeiro a receber tal tecnologia.

Assim, o novo Compass T270 Bio-Hybrid e-DCT deve chegar ao mercado em breve. Isso porque já vem rodando em forma de teste por algumas regiões e tem gerado muitas expectativas.

A utilização do etanol, um combustível totalmente brasileiro e criado na década de 1970, vem se tornando alvo das montadoras. A ideia é sempre substituir a gasolina por combustíveis mais renováveis, como é o caso desse derivado da cana-de-açúcar.

Na prática, a Stellantis também está apostando no Jeep Compass como o primeiro da lista, por ser um SUV. Esse mercado está cada vez mais disputado, sobretudo com a entrada dos modelos chineses elétricos e híbridos, que estão ficando cada vez mais baratos (ou, menos caros) para o consumidor final.

Assim, a Jeep será a precursora do Bio-Hybrid da Stellantis, que ainda deverá passar por mais modernizações. Afinal de contas, ainda é o início de um projeto que sempre precisa de aperfeiçoamento.

Novidades em cinco anos

Com todo esse projeto do bio-hybrid da Stellantis, o país deverá ganhar novos modelos híbridos flex em um período de cinco anos, entre os anos de 2025 e 2030. Isso sem contar os carros elétricos plug-in, que estão se tornando cada vez mais comuns no mundo.

Mas há também a possibilidade de desenvolvimento de um motor totalmente a etanol, investindo pesado neste combustível. Agora, o mais importante para a empresa é acompanhar o mercado e ir fazendo os testes necessários.

Assim, vai garantir a presença de mais produtos novos e alternativos ao combustível fóssil. O bio-hybrid da Stellantis poderá ser um passo importante para popularizar ainda mais o etanol no mercado brasileiro.

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