Motor de 3 cilindros: nova sensação do mercado é mesmo boa ou apenas um modismo?
Os carros com motores de 3 cilindros representam praticamente metade dos carros emplacados no início de 2024.
O que faz do motor de três cilindros uma boa escolha para o consumidor? Essa é uma dúvida comum, principalmente devido às opiniões divergentes que surgem nas redes sociais. Em vários lugares, encontramos especialistas que afirmam que os motores de três cilindros são inadequados ou até mesmo descartáveis.
Muitas pessoas desconhecem que aproximadamente metade dos carros vendidos no primeiro trimestre de 2024 estão equipados com esse tipo de motor. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), dos 376.691 automóveis comercializados entre janeiro e março de 2024, 203,4 mil eram equipados com motores 1.0 e 188.735 veículos apresentavam três cilindros.
Atualmente, o Fiat Mobi é o único modelo que ainda utiliza um motor 1.0 de quatro cilindros, acumulando pouco mais de 14 mil unidades vendidas.
Histórico do motor de três cilindros
O motor de três cilindros possui uma história rica, estando presente no mercado há 71 anos. Foi desenvolvido pela alemã DKW com um ciclo de dois tempos e foi vendido no Brasil no famoso Vemaguet. Nos anos 1970, ganhou destaque no mercado japonês como substituto dos motores de dois cilindros dos antigos Kei Cars.
No final dos anos 1990, tornou-se popular na Europa e, no Brasil, chegou há aproximadamente 13 anos com o lançamento do Kia Picanto em 2011. Logo depois, foi incorporado ao Hyundai HB20. Em 2013, a Volkswagen introduziu o Fox Bluemotion com um motor 1.0 de 82 cv, que posteriormente equipou outros modelos da marca.
Muitos dos motores tricilíndricos modernos são derivados de blocos de quatro cilindros, com um cilindro removido. Na Europa, é comum encontrar blocos 1.2 desenvolvidos a partir de motores 1.6.
De acordo com os fabricantes, o argumento utilizado para justificar a popularidade do modelo é que os motores de três cilindros têm menor perda de energia térmica e atrito, já que são menores e possuem pelo menos 25% menos peças móveis em comparação com os motores de quatro cilindros.
Estima-se que cerca de 20% da potência do motor seja perdida devido ao atrito, mas com um cilindro a menos, essa perda é reduzida para aproximadamente 15%, resultando em mais energia transferida para as rodas.
Modelos vendidos no Brasil
Atualmente, o mercado brasileiro oferece uma variedade de modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Entre os modelos disponíveis, encontramos:
- BMW X1;
- Série 1;
- Citroën C3;
- C3 Aircross;
- Chevrolet Montana;
- Onix;
- Onix Plus;
- Tracker;
- Fiat Argo;
- Fastback;
- Pulse;
- Strada;
- Hyundai Creta,;
- HB20;
- HB20S;
- Mini Cooper;
- Peugeot 208;
- Renault Kwid;
- Toyota GR Corolla;
- Volkswagen Nivus;
- Polo;
- T-Cross; e
- Virtus.