Motorista agora pode fazer transferência de veículos via aplicativo

Processo de transferência da documentação do veículo pode ser feito pela internet, no aplicativo do Poupatempo.

Os motoristas do estado de São Paulo ganharam mais comodidade para fazer a transferência de veículos. Desde a última terça-feira (12), o processo de troca de documentação está disponível pela internet, no aplicativo do Poupatempo.

Neste primeiro momento, o procedimento automático pode ser feito apenas entre pessoas físicas que já possuem o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) digital. Além disso, o automóvel precisa ter sido fabricado após janeiro de 2021 para ter placa padrão Mercosul e documento digital de São Paulo.

As transferências de modelos fabricados antes de janeiro de 2021 são possíveis apenas quando o proprietário possui o CRV-e digital e o novo dono reside no mesmo município de cadastro do veículo. A substituição da placa cinza pela Mercosul não será necessária.

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) informou que a operação digital levará cerca de cinco minutos e que a implementação do sistema é um feito inédito no Brasil. Antes da chegada da plataforma, o processo levava até três dias úteis para ser concluído.

Requisitos para a transferência digital

O vendedor e o comprador interessados em fazer o procedimento pela internet precisam ter conta nos níveis prata ou ouro no portal gov.br. Além disso, o veículo deve ter passado por inspeção em uma empresa credenciada junto ao órgão de trânsito, no prazo máximo de 60 dias.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento intermediará, por meio do aplicativo, o pagamento da taxa de transferência (R$ 272,27) via Pix, bem como a quitação de débitos pendentes. Ao final do processo, as duas partes estarão certificadas.

A segurança está garantida aos dois por causa da conferência online de eventuais pendências em relação ao veículo, durante a transação eletrônica”, explica o Detran.

Como transferir um veículo pela internet

  • Baixe o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android (vendedor e comprador pessoa física);
  • Clique na aba “Transferir Propriedade de Veículo”;
  • O sistema irá checar pré-requisitos e verificar automaticamente itens como CRVe Digital e atestado de inspeção veicular em empresa credenciada;
  • O registro de intenção de venda/compra do veículo será registrado internamente, de forma automática, via assinatura eletrônica.
você pode gostar também