Motoristas na mira da fiscalização! 649 novos radares serão instalados em rodovias até maio

Estado implanta 649 radares em rodovias estaduais para aumentar a segurança e reduzir acidentes até maio.

O estado de São Paulo prepara-se para uma revolucionária melhoria em suas rodovias, com a instalação de 649 novos radares de velocidade. A ordem de serviço foi assinada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) na última sexta-feira, dia 14.

A previsão é que os aparelhos comecem a operar a partir de maio deste ano, após um período de instalação de 90 dias. O propósito central desta medida é a redução de acidentes e a mitigação da gravidade das colisões em pontos críticos.

Locais estratégicos e tipos de radares

Radar de velocidade (Foto: Shutterstock)

Os novos dispositivos serão colocados em áreas das rodovias estaduais com maior número de acidentes, totalizando mais de 13 mil km. Essas áreas são escolhidas por motivos que incluem excesso de velocidade e condições geográficas específicas.

Serão instalados dois tipos de radares: fixo-redutor e fixo-controlador. Os fixo-redutores, também conhecidos como “lombadas eletrônicas”, serão utilizados em áreas urbanas densamente povoadas, mostrando a velocidade em tempo real. Já os fixo-controladores são os radares tradicionais.

Tecnologia e impacto na segurança

Ambos os modelos funcionam por meio de um laço indutivo sob o pavimento, permitindo também a contagem dos eixos dos veículos. Isso ajuda a proporcionar dados em tempo real ao DER-SP, melhorando a segurança nas rodovias.

Ricardo do Nascimento, coordenador geral de operações do DER-SP, destaca que a introdução dos novos radares não só previne acidentes, mas também minimiza os danos nos casos em que ocorrem colisões.

Testes e regulamentação dos radares de velocidade média

No cenário nacional, os radares de velocidade média estão sendo testados em rodovias como a BR-050, em Uberaba (MG). No entanto, ainda operam em fase experimental, sem aplicação de multas.

Para que esses radares se tornem oficiais, será necessária uma mudança na Resolução nº 798 do Contran. Atualmente, a regulamentação só permite multas por infrações flagradas em radares, sem diretrizes para medição de velocidade média.

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