Muita gente faz errado: 4 dicas para calibrar os pneus do carro sem erro

Colocar a pressão certa nos pneus do seu veículo é um processo simples, mas é importante evitar alguns erros comuns.

Práticas simples e rápidas do dia a dia podem ajudar o motorista a manter o veículo em bom estado de funcionamento por mais tempo, como calibrar os pneus. Esse processo feito em qualquer local que tenha uma bomba específica deixa o carro mais seguro.

Alguns condutores de primeira viagem não sabem como realizar a calibragem corretamente e podem cometer alguns erros comuns. Para resolver essa questão, preparamos um passo a passo simples que pode fazer qualquer pessoa aprender a repor a pressão dos pneus.

A recomendação é realizar o processo uma vez a cada 15 dias ou até em intervalos menores, dependendo da frequência de uso do carro. O procedimento também é necessário antes de qualquer viagem mais longa e sempre que o veículo estiver carregado com muito peso.

Também é importante calibrar o estepe, aquele pneu sobressalente que serve para os momentos de emergência. Muitos se esquecem dele e acabam usando um equipamento sem a pressão correta no momento em que mais precisam, afinal, ele tende a perder pressão com o tempo mesmo sem uso.

Foto: Shutterstock

Aprenda a calibrar os pneus sem erro com estas 4 dicas

As instruções para calibragem correta dos pneus são simples, mas essenciais para qualquer dono de qualquer veículo. Veja o passo a passo:

1. Descobrir a pressão recomendada

A pressão recomendada pela fabricante deve ser consultada no manual do proprietário, na etiqueta afixada na coluna da porta do motorista ou no manual dos pneus.

2. Deixar os pneus frios

Não se deve calibrar os pneus quentes porque a pressão aumenta com o calor e pode levar a uma leitura imprecisa. Portanto, o ideal é fazer tudo com eles frios, de preferência após rodar por menos de três horas.

3. Procurar um posto com calibrador

Encontre um posto de combustível próximo que disponha de calibrador, equipamento que normalmente fica próximo às bombas do combustível ou um pouco mais afastado.

4. Seguir o passo a passo

Após encontrar o calibrador, retire a tampa protetora da válvula do pneu e encaixe o bico metálico da mangueira nela, garantindo que estão bem presos. Escolha a pressão desejada na tela do calibrador e aguarde o aparelho reduzir ou aumentar o valor até chegar ao número selecionado.

Feito isso, retire a mangueira da válvula e coloque a tampa novamente após ouvir o bipe do equipamento. Repita o processo nos outros três pneus e no estepe.

você pode gostar também