Na contramão da segurança, picapes americanas no Brasil sofrem no ‘crash test’

Testes de impacto revelam alto risco para passageiros do banco traseiro das caminhotes; Saiba quais são os modelos.

É cada vez mais comum ouvir o argumento de que adquirir um SUV ou uma caminhonete grande proporciona maior segurança para a família no trânsito. No entanto, a realidade revela uma perspectiva diferente, especialmente quando se trata das picapes de grande porte norte-americanas, que estão apresentando resultados preocupantes em testes de particularidades, conhecidos como testes de colisão, realizados em ambientes controlados.

Um exemplo claro disso é evidenciado nas avaliações feitas pelo Instituto das Seguradoras de Segurança Viária nos Estados Unidos, que submeteu modelos como o Ford F-150, o Chevrolet Silverado, o Ram 1500 e o Toyota Tundra a testes rigorosos de impacto. O resultado revelou que todas foram reprovadas no especiais de segurança para os passageiros no banco traseiro.

Crash test

Durante os testes de colisão, todos os modelos enfrentaram um problema comum: a incapacidade de manter os passageiros do banco traseiro posicionados melhor durante a colisão, comprometendo a segurança esperada para as famílias.

A observação nos testes é conhecida como “efeito submarino”, onde o passageiro desliza por baixo do cinto de segurança, atingindo o banco dianteiro e ficando sujeito a lesões graves, inclusive fatais.

Resultados


Entre os modelos analisados, o Ford F-150 e o Ram 1500 registraram os piores resultados nos testes de impacto, com uma maior probabilidade de lesões no peito, cabeça e pescoço dos passageiros no banco traseiro. Embora os resultados tenham sido aprimorados para o Chevrolet Silverado, ela ainda apresentou riscos de lesões consideradas preocupantes.

A Toyota Tundra, uma caminhonete grande da marca, declarou riscos menores para cabeça e pescoço, porém, seus resultados foram menos desenvolvidos na região torácica devido ao mau posicionamento do cinto de segurança.

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