Não é normal a moto cheirar a gasolina; 5 coisas podem ser a causa
Se sua moto estiver exalando cheiro de gasolina, confira cinco prováveis causas.
Quando o condutor vai abastecer a moto, é normal sentir o forte cheiro de combustível, considerando o ambiente e a abertura do bocal para completar o tanque. No entanto, após sair do posto, o cheiro de gasolina não deve continuar. Se isso acontecer, algo está errado.
O problema da moto cheirando a gasolina merece atenção redobrada por parte do condutor e não deve ser ignorado. Existem não apenas uma, mas diferentes causas para isso acontecer. Listamos algumas abaixo que podem ajudar a solucionar este enigma caso esteja ocorrendo com o seu veículo.
Foto: Shutterstock
5 causas que fazem a moto cheirar a gasolina
Confira a seguir os cinco motivos que podem fazer a moto cheirar a gasolina:
1. Fissuras no tanque
Se o tanque da moto estiver com fissuras ou outros danos que provoquem vazamentos, ela ficará cheirando a gasolina. Por ser feito de aço, os rasgos de tamanho pequeno não deixam o combustível vazar ao ponto de ficar pingando. Mas isso não impede que o veículo exale o odor do combustível.
2. Bicos injetores
O cheiro de gasolina na moto pode ser culpa dos bicos injetores dos modelos com injeção eletrônica. Se estiverem sujos ou danificados, podem injetar um volume maior de combustível, dando início ao problema.
3. Tampa do tanque da moto
A tampa do tanque pode ser uma das causadoras do cheiro de gasolina na moto. Caso esteja danificada ou não tenha sido encaixada corretamente, o cheiro do combustível vai se espalhar. Borracha de vedação gasta também pode gerar o mesmo problema. Para resolver esse impasse, basta trocá-la.
4. Mangueiras ressecadas
Se as mangueiras da moto estiverem ressecadas, pode haver vazamento de gasolina e, consequentemente, o cheiro de combustível. Uma das mangueiras que costuma apresentar vazamento é a do suspiro do carburador. Portanto, é importante verificar com atenção, pois o problema também pode estar no próprio carburador.
5. Carburador
O carburador pode ser um problema no caso de motores mais antigos. Dentro do equipamento existe uma agulha que mede o nível de combustível. Caso dê problema, ela pode encher demais e a gasolina acabar saindo pelo ladrão, peça importante para evitar que o combustível retorne. O ressecamento das juntas do carburador também pode deixar o veículo cheirando a gasolina.