Não é só multa! 2 outros riscos que você corre ao rodar com pneu careca
Componente essencial para o bom funcionamento do veículo também gera outras penalidades e riscos para o motorista.
Comprar um carro, seja ele novo ou usado, é só o começo de um longo período de responsabilidades assumidas pelo proprietário. Além de pagar os impostos e o licenciamento em dia, um dos maiores compromissos do dono é cuidar da manutenção adequada do veículo.
Estes cuidados passam pela substituição de componentes que já estão no fim da vida útil, principalmente os pneus. O item é aquele que mantém a estrutura em contato com o solo e suporta seu peso, garantindo que o carro possa se direcionar com segurança para onde o motorista deseja.
É indispensável realizar a calibragem dos pneus semanalmente ou em um prazo adequado para seu tipo de uso, além de fazer o balanceamento e o alinhamento para garantir o bom funcionamento do conjunto formado pelos pneus e pelas rodas do automóvel. Porém, chega uma hora em que ele fica careca e precisa ser substituído.
Quando está novo e em bom estado, o componente aumenta a estabilidade, melhora a resposta, reduz a distância de frenagem e aumenta consideravelmente a segurança. É especialmente importante que ele esteja em bom estado de conservação ao circular em pisos mais escorregadios para evitar o risco de aquaplanagem.
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Consequências de rodar com pneu careca
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração grave “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” ou “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”. Circular com o pneu careca se enquadra nessa regra.
Se flagrado nessas condições, o motorista pode receber multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o carro retido para regularização.
Isso sem falar nos riscos aos quais ele se submete e às demais pessoas que circulam na via, já que pneus carecas perdem muita aderência ao asfalto, o que aumenta a dificuldade de frenagens e manobras rápidas. Quanto maior o desgaste, pior a situação.
De qualquer forma, o pneu é um produto com prazo de validade que varia de cinco a seis anos, sendo necessário realizar a troca após esse período, mesmo que ele pareça em boas condições.
A informação pode ser conferida no número DOT marcado na lateral do componente: o primeiro indica a semana e o segundo informa o ano de fabricação.
Como reconhecer um pneu careca?
A TWI (Tread Wear Indicator) é uma marcação existente entre os sulcos da banda de rodagem que indica o desgaste da borracha. Ela serve para informar a que profundidade a banda de rodagem foi corroída além de 1,6 mm. Se os sulcos do pneu já estão alinhados com o TWI, é hora de trocar.
Outra característica que demanda a substituição imediata do pneu é a presença de rasgos ou bolhas. Apesar de comuns, esses problemas são bastante perigosos porque aumentam o risco de acidentes.