Não estão lá de enfeite: descubra para que servem os sulcos dos pneus

Muito mais que função estética, os sulcos dos pneus são cruciais para garantir atrito com o asfalto e evitar acidentes por aquaplanagem.

Com a chegada das chuvas, a segurança no trânsito torna-se ainda mais importante. Um dos itens que requer atenção especial são os pneus do seu carro.

Você sabia que os sulcos dos pneus são essenciais para evitar a aquaplanagem e garantir sua segurança na estrada?

Sulcos: muito mais que estética

Segundo Luciana Félix, especialista em mecânica e gestora da Na Oficina, os sulcos dos pneus são frequentemente negligenciados por muitos motoristas, os quais os consideram apenas um detalhe estético.

Esse é um engano grave, visto que os sulcos proporcionam tração, garantindo a aderência do pneu ao solo, mesmo em pistas molhadas, e são responsáveis pelo escoamento da água. Desta forma, eles possibilitam a saída de água dos pneus, evitando que ela se acumule na superfície, o que pode levar à aquaplanagem.

Luciana Félix, especialista em mecânica e gestora da Na Oficina, explica de que forma isso contribui para a segurança nas pistas. “Eles [sulcos] são os responsáveis por canalizar a água para fora, tirando a água de cima do pneu e permitindo que o pneu tenha atrito direto com a estrada. É isso que evita a aquaplanagem”.

Aquaplanagem e os riscos dos pneus carecas

A aquaplanagem é um fenômeno perigoso que ocorre quando o pneu perde contato com o solo devido à presença de água na pista. Isso pode levar à perda de controle do veículo, aumentando o risco de acidentes.

“Por isso, é muito comum acontecerem acidentes em tempos chuvosos, causados pela aquaplanagem devido aos pneus carecas“, afirma Luciana.

Qual o sulco ideal para o seu carro?

Segundo Luciana, o manual do veículo é a chave para saber qual é o sulco ideal para o seu carro. “As montadoras consideram a tração, a aerodinâmica, a velocidade e outros fatores ao projetar o veículo, e isso inclui os sulcos dos pneus”, explica.

Além de consultar o manual, Luciana orienta a fazer uma verificação regular dos pneus para garantir que os sulcos não estejam obstruídos por pedras, chaves ou outros objetos, pois isso pode reduzir sua eficiência.

Além disso, ela indica manter o contato com uma oficina de confiança para ajudar nessa verificação e informar sobre a vida útil dos pneus de seu carro.

você pode gostar também