Não é só o bafômetro! O que mais pode levar à multa por embriaguez na Lei Seca?
Lei surgiu em 2008 e endureceu as infrações para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica.
A Lei Seca surgiu em 2008, com o objetivo de ter tolerância zero com motoristas alcoolizados. Desta maneira, qualquer dosagem já é suficiente para a autuação, multa e até mesmo a prisão do condutor.
No entanto, o que muita gente não sabe é que a atuação na Lei Seca vai muito além do resultado do teste do ‘bafômetro’. Inclusive, até mesmo o cheiro impregnado na roupa pode ser um indício de que o motorista está sob efeito de álcool.
E essa tolerância zero para o consumo de bebida alcoólica ao volante é para minimizar os riscos de acidentes. Desde então, não se pode beber nem uma gota, pois poderão sofrer as devidas sanções.
Sinais de embriaguez valem para a Lei Seca
Desde 2013, os sinais de embriaguez já são suficientes para que o motorista seja autuado pela polícia em uma ação. Antes, quando o motorista se recusava a fazer o bafômetro, tinha que se submeter a um exame de sangue, que ainda é válido.
Mas, se estiver com sinais claros de embriaguez, pode ser detido de forma imediata. Por exemplo, se estiver com fala desconexa, olhos vermelhos e sem equilíbrio no corpo, já é um indício importante.
Essa medida está na resolução 432/2013 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Até mesmo se o motorista apresentar sonolência, já poderá ser autuado.
Naturalmente, se ele não estiver de fato sob o efeito de álcool, poderá fazer o teste do bafômetro por conta própria na hora e terá até mesmo uma prova a seu favor.
Outro aspecto é o odor de álcool no hálito do condutor. Isso também é um indício dos mais importantes para uma autuação.
Também vale lembrar que a dosagem de álcool no sangue pode determinar se o motorista será apenas multado ou se será preso. Em caso de acidente com vítima fatal, poderá responder por homicídio doloso, quando se tem a intenção de matar.
Autuação pode vir mesmo sem sinais
Mas, mesmo que o motorista não apresente nenhum sinal de embriaguez, ele também pode ser autuado pelas forças de segurança. Para isso, deve apresentar resultado positivo no teste do bafômetro na rua.
Além disso, o exame de sangue, que demora para ter o resultado divulgado, também pode indicar que o motorista está alcoolizado. Contudo, o mais importante é ter a consciência de que não se deve dirigir logo após beber, já que isso pode colocar muitas vidas em risco.