Não é suficiente: entenda porque só pagar o licenciamento não libera o CRLV 2024
Todos os proprietários precisam realizar processo de regularização da documentação de seus veículos. Para isso, o CRLV é indispensável.
Manter toda a documentação de um veículo regularizada é obrigação do proprietário. Dentre tantos documentos necessários para estar com o carro em dia com as leis de trânsito, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) se torna indispensável.
Contudo, muitas vezes o proprietário não consegue atualizar o CRLV 2024, mesmo após o pagamento da taxa de licenciamento.
CRLV
É válido lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é um documento obrigatório. Ele é a comprovação de que o veículo está registrado e licenciado. Ou seja, ele é a representação da situação regular perante ao órgão de trânsito do estado.
E é por esse motivo que o CRLV precisa de emissão anual a partir de renovação por parte do proprietário, garantindo ao veículo o direito de circular legalmente pelas ruas. Outro ponto importante é que o CRLV comprova que um veículo é de propriedade de tal condutor.
Taxa de licenciamento e outros débitos
O pagamento da taxa de licenciamento não faz com que o CRLV 2024 seja liberado automaticamente se houver alguma inconsistência ou débitos em aberto. Assim, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a taxa de licenciamento é apenas um dos débitos que precisam ser quitados para a atualização do CRLV.
Portanto, é necessário também quitar outros débitos como, por exemplo, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou mesmo multas. Caso o proprietário não consiga gerar o CRLV 2024, o ideal é procurar o Detran do estado de registro do automóvel para verificar s pendências financeiras ou administrativas relativas ao carro.
Exigência do CRLV 2024
Como o CRLV 2024 só se efetiva após o prazo de pagamento de todas as taxas dos veículos, as implicações com fiscalização ou possíveis penalidades não ocorrem de imediato. Isso porque, o Detran costuma oferecer um prazo para a atualização do documento. Ele já considera os prazos de pagamentos de outros impostos e taxas referentes ao veículo.
Carteira Digital de Trânsito
Por todo o país, os Detrans não emitem mais o CRLV em papel-moeda. Assim, hoje uma das formas de se ter acesso ao documento é por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outra opção é imprimir o CRLV em folha de papel A4 branca.
Contudo, o uso da Carteira Digital de Trânsito é o mais recomendado, afinal, além da facilidade de acesso ao documento, diminui as chances de perda ou extravio.