Não é um adeus! Neta reafirma expansão no Brasil apesar de crise na China

CEO Fang Yunzhou mantém compromisso de expandir operações no Brasil, apesar da crise enfrentada na China.

A montadora chinesa Neta Auto anunciou que continuará ampliando suas operações no Brasil, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas na China. O comunicado, emitido pelo CEO da Hozon Auto, Fang Yunzhou, garantiu novos investimentos e a expansão da rede no país até 2025.

Esta decisão ocorre após rumores de crise interna, destacando o compromisso firme da Neta com o mercado brasileiro.

As dificuldades na China incluíram demissões, redução de salários e protestos de fornecedores devido a atrasos nos pagamentos, conforme divulgado pelo portal chinês Leiphone. A crise originou-se de estratégias anteriores que priorizaram o mercado B2B, impactando a produção de modelos de maior apelo comercial.

Fang Yunzhou, fundador da Neta, reassumiu o posto de CEO em dezembro de 2024 para reestruturar a empresa e recuperar sua estabilidade financeira.

Compromisso com o mercado brasileiro

Em 7 de abril de 2025, Yunzhou destacou a importância do Brasil nos planos internacionais da empresa. Apesar dos ajustes internos, a operação no país foi considerada prioritária.

Desde novembro de 2024, a Neta Auto tem fortalecido sua presença com pontos de venda em shoppings de cinco estados, além de inaugurar sua primeira concessionária no Rio de Janeiro em janeiro de 2025.

Atualmente, a marca está expandindo sua rede de atendimento, com mais de 20 centros em construção. A expectativa é abrir 30 concessionárias até o final do ano, incluindo unidades em Brasília, São Paulo e Manaus.

Fang assegurou que novas estratégias serão anunciadas para fortalecer a operação local.

Portfólio e novos lançamentos

O portfólio da Neta Auto no Brasil inclui os modelos Neta AYA e Neta X, ambos SUVs 100% elétricos, com especificações que variam entre motor, torque e autonomia. Além destes, o cupê elétrico Neta GT está em pré-venda, e o SUV Neta L deve ser lançado ao longo de 2025.

A empresa planeja construir uma fábrica no Brasil, operando inicialmente em regime CKD. Esta estratégia visa reduzir custos e contornar tarifas de importação, com uma capacidade de produção inicial entre 15 e 20 mil veículos por ano, com planos de aumento futuro para até 40 mil unidades.

A expansão da marca no Brasil reforça a confiança no potencial do mercado local para veículos elétricos, em meio ao crescente interesse por marcas chinesas.

Com cerca de 49% das ações da Hozon sendo de propriedade estatal, a empresa conta com uma base sólida para sustentar seu crescimento a longo prazo.

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