Não sabe por que o etanol rende menos que a gasolina? Nós te explicamos agora

Diferença no consumo com cada combustível está na quantidade de energia interna contida em cada um deles.

O carro flex tem como grande vantagem a possibilidade de rodar tanto com gasolina quanto com etanol, flexibilizando os gastos do motorista conforme os preços desses combustíveis no mercado. Quem tem um veículo como esse já deve ter percebido que ele rende muito mais com gasolina do que com etanol no tanque.

Aí vem a pergunta: por que o consumo com etanol é maior do que com gasolina? Essa diferença pode ser explicada pela quantidade de energia interna contida em cada produto, ou seja, o seu poder calorífico.

Embora o combustível produzido a partir da cana-de-açúcar seja mais barato nos postos, ele rende menos por uma simples questão química. Isso não quer dizer que ele seja menos eficiente que o derivado de petróleo; muito pelo contrário, rendimento e eficiência não são a mesma coisa.

O rendimento indica quantos quilômetros o veículo consegue percorrer com uma determinada quantidade de combustível. Por outro lado, a eficiência mede a quantidade de trabalho do motor que é convertida em potência e torque. Sob essa perspectiva, o etanol leva vantagem.

Diferença de rendimento entre etanol e gasolina

Foto: Shutterstock

O motivo pelo qual o etanol rende menos é puramente químico. Sua densidade energética é cerca de 30% menor do que a da gasolina, o que significa que ele entrega cerca de 30% menos energia por litro na comparação com o outro produto.

Em termos mais simples, um litro de etanol queima com muito mais rapidez do que um litro de gasolina dentro do tanque do carro.

Devido a essa característica, o rendimento de um veículo tende a ser até 30% maior quando abastecido com o derivado de petróleo, havendo variações conforme o modelo, a marca e outras características.

Essa discrepância é ilustrada pelos dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), programa do Inmetro que apura o consumo e a eficiência dos carros vendidos no Brasil. Tomando como exemplo o Renault Kwid 1.0 flex, os números são os seguintes:

  • Consumo médio com etanol: 10,8 km/l na cidade.

  • Consumo médio com gasolina:
    15,8 km/l na cidade.

Já pelo prisma da eficiência, o mesmo modelo entrega 65 cv e 10 kgfm quando abastecido com gasolina, mas pode atingir 71 cv e 11,5 kgfm com etanol no tanque. Esses cavalos “extras” são resultantes da maior taxa de compressão do segundo combustível.

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