Biodiesel 100% iguala rendimento do diesel em novo teste

Resultados surpreendentes da primeira fase de testes da JBS apontam para viabilidade imediata do biodiesel 100%.

A busca por alternativas mais sustentáveis no setor de transporte ganhou um novo rumo com a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Recentemente, a empresa apresentou os resultados da primeira fase de testes de um projeto que visa o uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota de caminhões.

Durante seis meses, um caminhão DAF 530 da JBS Transportadora fez uma rota entre Lins (SP) e o porto de Santos, abastecido com o biodiesel produzido pela JBS Biodiesel.

Ao longo desse período, o caminhão percorreu quase 60.000 km, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos fabricados pela JBS em Lins. Foram consumidos cerca de 35 mil litros de biodiesel B100.

Os resultados foram além das expectativas, com o veículo movido a B100 demonstrando um desempenho comparável ao do diesel convencional, mas com uma notável redução nas emissões de carbono.

Segundo Alexandre Pereira, diretor comercial da JBS Biodiesel, o uso de biodiesel pode representar uma redução de até 80% nas emissões de carbono em comparação com o diesel fóssil, tornando-se uma opção mais limpa.

Pereira destaca que os testes também confirmaram a compatibilidade do biodiesel com os motores existentes na indústria automobilística, destacando sua viabilidade imediata como uma alternativa para a descarbonização do transporte no Brasil.

Armando Volpe, diretor da JBS Transportadora, expressa confiança no potencial do biodiesel 100%. Ele destaca que os testes também colaboram na preservação dos componentes essenciais, como o motor.

Expansão dos biocombustíveis no Brasil

A iniciativa da JBS surge em um momento em que o Brasil está buscando expandir o uso de biocombustíveis em sua matriz de transportes.

Recentemente, o governo federal anunciou planos para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, passando de 12% para 14%, com perspectivas de chegar a 15% até 2025. O Projeto de Lei do Combustível do Futuro, enviado ao Congresso, também visa melhorar ainda mais o avanço dos biocombustíveis no país.

Com unidades localizadas em Lins, Mafra (SC) e Campo Verde (MT), a JBS Biodiesel se destaca como uma das principais produtoras de biodiesel do Brasil. Sua capacidade instalada representa mais de 10% do volume total de biocombustível produzido em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com o sucesso desses testes, a adoção mais ampla de biodiesel 100% pode se tornar uma realidade, proporcionando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

você pode gostar também