Não são só carros: Toyota também fabrica dedos artificiais para trabalhadores
Com foco em aumentar a segurança no trabalho, marca japonesa desenvolve solução para os funcionários da linha de produção.
Os acidentes de trabalho, infelizmente, ainda são bastante comuns no Brasil, apesar das tentativas de tornar mais severas as punições para as empresas que não oferecem a proteção necessária aos funcionários. Até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu um dedo em 1964, enquanto trabalhava em uma metalúrgica paulista.
Para evitar as sanções e ampliar a segurança dos trabalhadores, muitas companhias têm investido em soluções inovadoras. A Toyota, marca japonesa de veículos, anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta que promete beneficiar os funcionários da sua linha de produção: dedos artificiais.
Os trabalhadores de ambientes industriais estão submetidos a uma série de riscos durante a realização de suas funções, por isso, equipamentos de proteção inovadores podem prevenir acidentes e aumentar sua produtividade.
Dedos artificiais
Embora a marca seja conhecida por ter um processo de fabricação mais mecanizado, utilizando robôs em muitos processos, a mão de obra humana ainda é indispensável em qualquer área da economia. Por isso, a nova aposta da Toyota são os “dedos artificiais”, equipamentos que imitam dedos humanos e evitam acidentes, principalmente envolvendo as mãos.
Não são raros os casos de dedos presos, beliscados ou até mesmo esmagados em atividades comuns na indústria. Para evitar esse tipo de lesão, hematoma e até laceração, a montadora está criando objetos para serem usados por seus funcionários.
A ferramenta está em fase de desenvolvimento desde 2018, em parceria com a Panasonic e o departamento de medicina da Universidade de Nagoya. Os dedos artificiais são semelhantes aos reais, confeccionados em pele de porco para simular a elasticidade e a sensação de pele humana, enquanto um núcleo de aço inoxidável fica onde ficaria o osso.
O projeto promove mais proteção aos trabalhadores que exercem funções envolvendo peças duras e afiadas. O item pode ser ajustado e adaptado conforme o gênero e a idade do usuário, além de incorporar adaptações para diferentes máquinas.
Além dessa função, os dedos artificiais também poderão ser usados para desenvolver o design de novos carros da marca, sobretudo de tampas e pontos de aperto, aumentando a segurança e o conforto dos proprietários. Outras soluções ainda estão em fase de estudo, incluindo o uso das peças durante acidentes.