Não tem erro! 4 dicas de mecânicos para calibrar o pneu do jeito certo

Calibragem é um processo essencial que deve ser realizado com frequência para manter a vida útil das peças.

Existem certas tarefas que não podem ser negligenciadas pelo motorista, ainda que sejam consideradas inconvenientes ou até chatas. Uma delas é calibrar os pneus, processo indispensável para o bom funcionamento do sistema de suspensão e até para o desempenho do carro.

É comum que os motoristas de primeira viagem não saibam exatamente como calibrar os pneus, mas eles precisam aprender quando usam um carro. Afinal, a recomendação dos especialistas é conferir e atualizar a pressão uma vez por semana ou, no mínimo, a cada 15 dias.

A calibragem é indicada mesmo que os pneus pareçam em bom estado e também deve ser feita antes de uma viagem mais longa ou quando o veículo estiver carregado com muito peso. Já os automóveis com pouco uso devem ser calibrados a cada 30 dias.

4 dicas para calibrar os pneus do carro corretamente

Foto: Shutterstock

A seguir, confira as principais instruções para calibrar os pneus do carro sem erro:

1. Confira a pressão adequada

A pressão recomendada pela montadora está indicada no manual do proprietário, na etiqueta afixada na coluna da porta do motorista e até no manual dos pneus. Antes de procurar a bomba de calibragem, confira essa informação, porque ela varia bastante dependendo do produto.

2. Mantenha os pneus frios

Os especialistas recomendam que a calibragem não seja feita com os pneus quentes, uma vez que, nessa situação, a pressão aumenta com o calor e pode gerar uma leitura imprecisa.

O ideal é fazer o processo com eles frios, após o carro ter rodado por menos de três quilômetros antes.

3. Faça o processo corretamente

Após seguir as dicas anteriores, vá até um posto de combustível que ofereça um calibrador de pneus, equipamento que normalmente fica próximo às bombas.

Digite a pressão desejada no visor e acione o equipamento; depois, remova a válvula do pneu, encaixe a trava na mangueira na válvula e aguarde o sinal sonoro que indica o fim do serviço. Repita o processo em todos os pneus.

4. Não esqueça o estepe

É super importante lembrar-se de que o estepe também precisa ser calibrado, já que o pneu reserva pode ser necessário a qualquer momento.

Portanto, após repor a pressão dos quatro pneus, encha o estepe com uma ou duas libras a mais do que o indicado e recoloque-o no porta-malas.

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