NÃO venda seu carro antes de considerar estes 4 pontos importantes
Dicas para vender seu carro usado e evitar golpes.
Na hora de vender o carro usado, é sempre importante saber usar algumas dicas importantes que podem valorizar o veículo e até conseguir um preço melhor na revenda. Além disso, vale também ter atenção para evitar golpes, algo que tem sido cada vez mais comum no mercado.
Um carro usado, se estiver em boas condições, sempre desperta a atenção das pessoas. Nesse caso, vale fazer a melhor propaganda e, também, deixar o veículo apresentável. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Então, confira algumas dicas importantes para valorizar o seu carro usado.
Valor do carro usado
Primeiramente, na hora de querer negociar o seu carro usado, saiba o valor dele na tabela Fipe, a principal referência para veículos seminovos. Assim, é importante também considerar outros pontos nesse aspecto.
Se o veículo estiver com pneus novos e com a mecânica 100%, é possível vendê-lo pela tabela Fipe. No entanto, quando há algumas coisas a serem feitas, como a troca de pneus, o valor normalmente fica abaixo da tabela. E, se tiver essa honestidade, poderá ter mais chances de vender o carro.
Fotos e vídeos do veículo
Agora, o que também vale a pena na hora de anunciar o carro, especialmente na internet, é garantir boas fotos e até vídeos do veículo. Então, deve-se fazer as fotos em um lugar claro, durante o dia, para valorizar os detalhes.
Inclusive, deve fotografar o veículo por dentro e sob todos os ângulos. Vale também fazer imagens do motor e do porta-malas, para ter o máximo de informações visuais possíveis para o comprador interessado.
Por fim, também precisa fazer uma descrição do carro, sempre dentro da realidade, e destacar o ano do veículo e a quilometragem, além do valor que está pedindo. Assim, evitará outras especulações e terá mais chances de vender pelo preço que gostaria.
Melhores lugares de venda
Atualmente, a internet possui diversos locais ideais para vender e anunciar carros usados. Por exemplo, o e-commerce OLX é uma das melhores alternativas, pois é gratuito e os donos dos carros terão maior visibilidade.
Ainda assim, é possível anunciar nas redes sociais e em marketplaces no Facebook. Lá, as pessoas sempre buscam os carros que querem na hora de comprar, o que facilita para ambos os lados.
Negociação e risco de golpes
Por fim, também é importante saber como negociar com o comprador e, até mesmo, ser flexível. Se quer um determinado valor por um carro, pode até colocar acima do que gostaria, para dar uma margem de redução.
Marque sempre com o comprador em algum lugar público. Estacionamentos de shoppings e supermercados são ideais para isso. Além disso, combine uma ida ao cartório com o comprador do seu carro usado e solicite uma transferência de valores por PIX ou TED.