Negócio lucrativo ou armadilha? A verdade sobre comprar carro com desconto para PJ

Desafios e riscos ao comprar carro com desconto PJ.

Comprar um carro novo atualmente é uma grande dificuldade e um grande desafio. Afinal de contas, os preços estão muito altos e muita gente não tem condições de adquirir esses veículos, que estão fora da realidade.

Então, muitas concessionárias tentam usar uma nova fórmula de oferecer descontos para os compradores de carros novos. No caso, é uma oportunidade de se adquirir o produto na condição de PJ (Pessoa Jurídica), que possui descontos de impostos previstos em lei.

Desta maneira, uma pessoa que é MEI (Microempreendedor Individual) pode comprar um carro mais barato. Porém, isso pode parecer uma boa vantagem, mas é necessário ter cuidado para não cair em cilada e não sofrer com a Justiça.

Carros com desconto PJ pode ser fraude

Agora, uma pessoa que já é MEI e trabalha em um determinado setor pode tranquilamente comprar um veículo na condição de PJ e usar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para adquirir o produto mais barato, como se fosse, de fato, uma empresa.

No entanto, especialistas alertam que isso poderá gerar processos para o comprador, caso ele não seja realmente MEI. Por exemplo, com essas promoções de concessionárias, muita gente vem abrindo uma empresa, se registrando como MEI, mas sem atuar de fato em determinada área.

Até porque a função do MEI é conferir formalidade a muitos trabalhadores que não possuem carteira assinada. Assim, em caso de comprovação de que abriu MEI apenas para ter o desconto, o comprador poderá ter problemas.

Ainda de acordo com especialistas em direito trabalhista e tributarista, essas pessoas podem até mesmo perder o direito ao cadastro do MEI e ainda responder por crime fiscal. Logo, tentar tirar proveito de uma brecha, sem realmente ser empresário, poderá sair muito mais caro.

Também vale lembrar que a principal função do desconto para PJ é facilitar o investimento das empresas na troca de suas frotas, o que poderá gerar economia e, consequentemente, mais possibilidades de contratar novos funcionários.

Dono do carro tem período sem poder vender

Outro ponto importante para quem compra um carro na condição de PJ é o fato de não poder vender o veículo por até 12 meses. Neste caso, se o proprietário tiver algum problema financeiro, não poderá se desfazer do bem. E, se o fizer, não poderá passar para o nome de outra pessoa, segundo o previsto na legislação.

Enfim, comprar um carro como PJ, com desconto, só é interessante para quem realmente vai precisar. Caso contrário, poderá ter problemas jurídicos.

você pode gostar também