Ninguém quer! Mobi e Kwid perdem brilho entre carros mais baratos do Brasil
Entenda os motivos que levam o brasileiro a preferir outros veículos, mesmo precisando fazer um investimento maior.
Com a proximidade do final do ano, algo que era uma tendência se confirmou: os carros mais baratos do Brasil não conquistaram tanto a atenção do público. Ao observar o acumulado de vendas no varejo, modelos como o Fiat Mobi e o Renault Kwid não ocupam as posições mais altas do ranking de preferências.
O modelo da Renault, por exemplo, ocupa apenas a 16ª posição, com 24.411 emplacamentos. Igualmente, o Fiat Mobi está logo atrás, no 17º lugar, com 23.877 unidades vendidas. Os números são do relatório da Fenabrave, que traz o montante de vendas até novembro.
Faixas de preço
Veículos que tem faixas de preço superiores performaram melhor em vendas. O GM Tracker, por exemplo, que ocupa o quinto lugar do ranking, enquanto o Toyota Corolla Cross ficou com a oitava posição, com 31.389 emplacamentos. Esses dois modelos chegam a custar até mais que o dobro do que o Mobi e o Kwid.
Apesar de não ser necessariamente uma explosão de vendas, os modelos mais baratos do Brasil, colecionam uma série de vantagens para as montadoras.
Isso porque, os modelos de entrada da Fiat e da Renault conseguem ganhar uma fatia da população, uma vez que o fator preço segue crucial na decisão de compra desses consumidores.
Prova disso é que, apesar dos três primeiros lugares do ranking serem ocupados por carros com preços mais elevados, eles seguem dentro de uma faixa de valores relativamente acessível. Em terceiro lugar, por exemplo, está o Volkswagen Polo, que tem preço inicial de R$ 99 mil. No acumulado até novembro, o modelo vendeu 41.110 unidades.
O primeiro lugar ficou com o Chevrolet Onix e o segundo com Hunday Creta. Ambos possuem valores razoáveis no mercado, sugerindo que o preço segue como fator importante. O desempate da escolha do consumidor fica por conta de recursos disponíveis, além do histórico do veículo.
Ranking de vendas
Modelo | Número de Emplacamentos até novembro/2023 |
---|---|
GM Onix | 53.075 |
Hyundai Creta | 50.566 |
VW Polo | 41.110 |
Honda HR-V | 40.198 |
GM Tracker | 37.111 |
Hyundai HB20 | 36.057 |
VW T Cross | 31.925 |
Toyota Corolla Cross | 31.289 |
Fiat Pulse | 29.277 |
Toyota Corolla | 29.230 |
Fiat Fastback | 29.194 |
Nissan Kicks | 27.722 |
VW Nivus | 27.146 |
Fiat Argo | 27.025 |
GM Onix Plus | 26.867 |
Renault Kwid | 24.411 |
Fiat Mobi | 23.877 |
Vendas comerciais
Já diante de um cenário em que se considera, além das vendas no varejo, as compras por locadoras e frotistas, tanto o Fiat Mobi quanto o Renault Kwid se destacam. Neste novo formato, o Mobi passa a ocupar a terceira colocação em vendas, com 42.156 unidades, enquanto o Kwid figura em 9º, com 30.802 vendas.
Em outras palavras, os modelos mais baratos do Brasil seguem com uma fatia significativa do mercado quando se trata de vendas comerciais.
Outro ponto que merece atenção é o fato de que há uma tendência crescente de escolha por carros alugados e a busca por economia de quem atua com frotas maiores. Isso porque, as empresas direcionam os seus investimentos para modelos mais acessíveis, uma vez que conseguem atrair consumidores ao poder oferecer preços de aluguel mais atrativos.