Novo BMW Série 5: por que a versão híbrida é mais barata que a elétrica?

Com diferença de R$ 185 mil a menos, versão híbrida do Série 5 da BMW chama a atenção por muitas qualidades.

A BMW já começou a vender no Brasil a nova geração do Série 5, e não estamos falando apenas da versão elétrica, chamada de i5. A opção híbrida do sedã médio-grande, o 530e, também já está sendo comercializada em solo nacional.

O preço sugerido do modelo é de R$ 575 mil. Vale destacar que o valor é R$ 185 mil a menos do que sua versão 100% a bateria. Outra constatação: segundo a tabela Fipe, o veículo custa R$ 65 mil a menos do que seu principal rival, o Mercedes-Benz Classe E. Mas, afinal, por que a versão elétrica do Série 5 é mais cara do que a híbrida?

BMW Série 5: versão elétrica x híbrida

No quesito tecnologia, o sedã 530e não perde em quase nada; porém, ele é “inferior” em relação à potência e desempenho. O i5 possui 601 cv, indo de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Já o 530e traz uma potência combinada de 299 cv e torque de 45,5 kgfm. O modelo atinge 100 km/h em 6,3 segundos.

Outra diferença está relacionada ao motor à combustão do híbrido, que é 2.0, enquanto a bateria que alimenta o propulsor elétrico possui 19,4 kWh. Tudo isso é capaz de permitir que o híbrido plug-in rode no modo elétrico por até 61 km. Caso o motorista necessite de mais autonomia, o motor à combustão é ativado.

A diferença de preço entre o 530e e o i5 é um ótimo argumento para que os compradores optem pelo híbrido. Apesar de a versão elétrica ser mais potente e rodar quase 400 km a cada recarga, torna-se necessário o uso de uma rede pública de recarga se o objetivo for circular em rodovias. Nesse caso, o condutor precisa calcular a autonomia e a distância.

Foto: Divulgação/BMW

Qual dos dois escolher?

Em suma, os compradores que não se importam tanto com a autonomia e a potência podem considerar o híbrido a melhor opção. Isso porque o 530e, com motor elétrico e a combustão, pode funcionar em conjunto. Neste caso, segundo a BMW, o consumo combinado, com ciclos mistos entre cidade e estrada, gera uma autonomia de 27 km/l.

Além disso, o modelo garante uma boa opção de características, sobretudo quando se coloca em cheque a diferença de preços (diferença de R$ 185 mil a menos). A versão 530e da BMW possui 1,90 m de largura e entre-eixos de 2,99 m. Quanto ao porta-malas, a capacidade é de 520 litros.

Vale destacar que a tecnologia de bordo do 530e é quase idêntica à do i5, o que torna o sedã médio a melhor escolha entre as duas versões.

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