Novo Fiat Uno já tem código de produção na fábrica de Betim, afirma portal
Carro pode ser visto como opção para o Argo por ser maior que o Fiat Uno da segunda geração, descontinuado em 2021.
A Fiat avança nos planos de relançar carros icônicos da marca e o novo Fiat Uno já teria até um código na fábrica de Betim, em Minas Gerais. A informação é do jornalista João Brigato, do portal Auto+, que afirma que, dentro da planta, o modelo é chamado de “Uno Reborn” (Uno Renascido, em português).
Uma fonte da Stellantis afirmou recentemente que não há planos de retomar as vendas do Uno no Brasil, pois, por aqui, “só funciona carro com o tamanho do Argo para cima”. A partir daí, tudo começou a apontar para o novo Argo Bio-Hybrid, com o sistema híbrido leve.No entanto, as informações recentes trazidas pelo portal indicam que a montadora pode seguir pelo caminho contrário e fazer do novo Uno um substituto do Argo.
O carro seria bem mais que o modelo de segunda geração, descontinuado em 2021. Segundo a matéria, o nome Uno “é uma oportunidade que a marca não deve desperdiçar”.De fato, o CEO global da Fiat, Olivier François, deixou claro em entrevistas que a fabricante planeja “ressuscitar” nomes icônicos.
Argo ou Uno?
Levando em conta que o próximo carro já teria até código na fábrica (FUH), as chances de ressurgimento do Uno só crescem. Por outro lado, há quem afirme que o modelo só deve voltar ao Brasil na virada da próxima década, eletrificado e baseado no Fiat Panda elétrico. Isso faz sentido se as fontes da reportagem estiverem se referindo a planos para o futuro, como em 2027 ou 2028.
O Fiat Panda Concept já foi revelado pela Stellantis na Europa, onde será construído sobre a mesma plataforma do Peugeot 208, também usada no Opel Corsa e no Citroën C3. É natural que o nome Uno seja retomado no Brasil, onde sua força é maior que a do Argo.
O Auto+ afirma ainda que outros três modelos possuem código dentro da fábrica da marca: o novo Fiat Pulse (FU2), o novo Fiat Fastback (FX2) e a nova Fiat Strada (XBP). Já os planos para um Fiat Mobi elétrico não parecem ser prioridade, mas também não foram descartados.