Novo pedágio sem cancela oferece mais praticidade aos motoristas, mas é preciso ter cuidado com as multas por evasão
Nova modalidade de pagamento vem gerando até mesmo reclamações de motoristas, que alegam multas injustas.
O free flow é o nome oficial do chamado pedágio sem cancela, que ainda está engatinhando nas rodovias brasileiras. No entanto, essa nova modalidade já vem causando dúvidas e até mesmo algumas reclamações de usuários dessas praças.
Isso porque muitos motoristas ainda ficam em dúvida sobre como e onde pagar esse pedágio sem cancela. Além disso, há até mesmo relatos de multas que esses motoristas julgam improcedentes, pelo suposto não pagamento no free flow.
Na prática, esse tipo de pedágio sem cancela, que é um pouco diferente da modalidade das tags, tem como principal objetivo reduzir filas nas estradas. E, com isso, fazer com que os viajantes cheguem mais rápido aos seus destinos.
Free flow tem sensor a laser
A diferença entre o pedágio free flow e o ‘Sem Parar’ (que, na verdade, é uma marca de tag), é que o primeiro conta com um sensor a laser para o carro passar, independentemente de ter uma tag ou não.
Já a versão em que se usa a tag é mais tradicional e está em todas as praças de pedágios, além de shoppings e alguns estacionamentos.
O maior problema do free flow, para muitos motoristas, é a falta de informação. Isso ocorre porque boa parte deles não sabe onde ou como pagar e, por conta disso, alguns acabam sofrendo multas.
No caso, quem comete essa evasão de pedágio está sujeito a uma multa de R$ 195,23, que também acarreta cinco pontos na carteira. Na prática, o pagamento do pedágio deve ser feito em até 15 dias para evitar punição.
Segundo a CCR, que gerencia uma das praças de pedágio free flow, houve apenas 0,03% de reclamação de usuários. Além disso, em matéria do portal UOL, a CCR, no trecho do Rio de Janeiro, informou que 90% dos motoristas que usam o serviço são adimplentes.
Ondem funcionam os pedágios
Atualmente, o estado do Rio de Janeiro tem três pontos de cobrança de pedágio free flow. Eles ficam no km 414 (Itaguaí), no km 447 (Mangaratiba) e no km 538 (Paraty), todos na Rodovia Rio-Santos.
Enquanto isso, no estado de São Paulo, o serviço está em teste na Rodovia Ayrton Senna e, até o final do ano, chegará ao Rodoanel. No Rio de Janeiro, também será testado na Ponte Rio-Niterói.
Mas, no estado de São Paulo, o free flow entrará em vigor, sem testes, em três rodovias: SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga). Os motoristas poderão fazer cadastro no site da CCR para poder pagar com PIX ou cartão de crédito, por exemplo.