Novo Toyota Yaris faz até 25,6 km/l e tem motor híbrido mais potente
Quarta geração do hatch chega à Europa após renovação com novidades como motor híbrido atualizado e mais potente.
O Toyota Yaris hatch vendido na Europa acaba de passar por uma renovação que promete agradar os consumidores do Velho Continente no quesito potência. O homônimo europeu manteve a plataforma TNGA-B, variante da base de Corolla e Corolla Cross, mas ganhou um facelift em sua quarta geração.
As mudanças não atingem a família de hatchback e sedã vendidos no Brasil, apenas o hatch de mesmo nome oferecido aos europeus.
Uma das principais novidades é a chegada de um motor híbrido mais novo e potente. O modelo vendido lá fora também é um 1.5, mas com os três-cilindros da família Dynamic Force, sendo praticamente o propulsor 2.0 do nosso Corolla com um cilindro a menos. Por aqui, ele já é um quatro-cilindros da família 2NR.
O ganho de eficiência vem com o uso do ciclo Atkinson, que amplia o tempo de expansão da câmara e encurta o de compressão. O motor, que rende os mesmos 92 cv de potência e 12,2 kgfm de torque, agora recebe o auxílio de outro propulsor elétrico de 84 cv para 18,9 kgfm, contra 80 cv e 14,4 kgfm para 84 cv antes.
A montadora japonesa não informou dados de torque combinado. Já a potência combinada aumentou de 116 para 131 cv.
Motor Hybrid 130
O novo conjunto do Toyota Yaris europeu foi batizado de Hybrid 130. Ele permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos com seu câmbio automático do tipo transeixo, simulando um CVT. Em relação ao consumo de combustível, o carro faz até 25,6 km/l no ciclo WLTP.
O motor Hybrid 130 também equipa as versões de topo de linha, a série especial de lançamento Première Edition e a configuração mais esportiva GR-Sport. No entanto, o modelo deve manter as versões apenas a combustão (1.0 de 72 cv e 1.5 de até 125 cv), além do antigo conjunto Hybrid 115 de até 116 cv combinados.