O adeus que ninguém queria: Yamaha descontinua motos icônicas em 2025

Yamaha anuncia mudanças em sua linha de motos no Brasil devido a exigências ambientais.

Em um movimento significativo para atender às mudanças nas regulamentações de emissões, a Yamaha anunciou a retirada de cinco de suas motos mais vendidas do mercado brasileiro. A decisão foi motivada pelas novas exigências ambientais que entram em vigor no Brasil em 2025.

A partir do próximo ano, a fase 5 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot) imporá restrições mais rígidas para as motocicletas com motores a combustão. Em resposta, a fabricante japonesa anunciou a substituição de alguns modelos.

Com a fase 5 do Promot, as motocicletas precisam reduzir ainda mais suas emissões. Para atender às exigências, as fabricantes adaptam seus modelos com novos catalisadores, cânisteres e motores atualizados, eliminando carburadores obsoletos.

Modelos substituídos da Yamaha

Entre as motos descontinuadas estão a Factor 125i UBS, Fazer 150 UBS e Neo 125, que serão substituídas pelas versões Nova Factor, Factor 150 DX e a elétrica Neo’s Connected. Contudo, as motocicletas esportivas MT-09 e Tracer 900 não terão substitutas imediatas.

As mudanças no design da Factor são notáveis, especialmente o farol redesenhado com lâmpada LED e as novas carenagens de tanque com acabamento aprimorado. Além disso, a linha introduz um painel digital de alto contraste com função ECO e indicador de marchas.

Os novos modelos prometem uma estética moderna e recursos tecnológicos avançados, como emparelhamento com smartphones. A Nova Factor é um exemplo notável dessa transformação visual e funcional, assim como a Neo’s Connected.

Repercussões no mercado

A Yamaha Fazer 150, uma das urbanas mais vendidas do Brasil, se despede do mercado com a expectativa de que suas substitutas mantenham o legado de popularidade. A empresa japonesa aposta em inovações para atrair novos clientes.

A decisão da marca reflete um compromisso com a sustentabilidade e a adaptação às normas ambientais. Apesar disso, há quem diga que ela perdeu suas melhores motos de uma vez só.

Agora, a montadora japonesa espera que suas novas ofertas atraiam um público em busca de tecnologia e design moderno, reforçando sua posição no mercado brasileiro.

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