O que é necessário para se tornar um taxista em 2024?
Para ser taxista, o candidato precisa ter alguns requisitos, como ter a sigla EAR na CNH, e também fazer um curso preparatório para aquisição de uma certificação.
Apesar de várias mudanças no setor de transportes e a chegada dos motoristas de aplicativo, a profissão de taxista continua sendo uma presença marcante no cenário urbano brasileiro. Para quem tem interesse em se tornar um taxista em 2024, é importante estar ciente dos requisitos e das etapas necessárias para seguir nessa carreira.
O primeiro passo para se tornar um taxista é possuir a classificação EAR na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa classificação indica que o motorista está autorizado a exercer atividades remuneradas, tornando-o apto para trabalhar como taxista. Além da CNH com classificação EAR, é necessário realizar um curso preparatório específico para taxistas. Esse curso aborda aspectos técnicos e regulamentações relacionadas à profissão.
Para poder atuar como taxista nas cidades, também é preciso solicitar à Secretaria Municipal de Trânsito a certificação da profissão, que é conhecida como Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi). Esse documento, que é necessário para exercer a função, é pessoal e intransferível.
A profissão de taxista é regulamentada pela Lei nº 12.468/2011, da Legislação Trabalhista Nacional. Ela define o taxista como o profissional que utiliza veículos automotores, próprios ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros.
Documentos necessários para ser taxista
Para avançar no processo de certificação para ser taxista, o candidato deve apresentar uma série de documentos, como: Certidão de Antecedentes Criminais, inscrição no INSS, documentos pessoais, tais como RG, CPF, comprovante de endereço e fotos.
Além disso, é necessário possuir um smartphone com sistema Android ou iOS e uma máquina de cartões de débito e crédito. Também é preciso ter a sigla EAR na CNH e ter concluído o curso para aquisição do Condutax.
O investimento inicial para se tornar um taxista profissional é estimado em cerca de R$ 2.500, conforme dados apurados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Esse valor pode variar de acordo com a localização geográfica do profissional e inclui custos relacionados ao aluguel ou aquisição da licença para operar como taxista.