O que é EAR na CNH? Descubra como essa sigla pode fazer a diferença

Carteira Nacional de Habilitação traz categorias distintas e algumas especificações, como a EAR. Saiba o que significa.

Você já ouviu falar na sigla “EAR”? Ela está presente na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de muitos condutores. A sigla é a abreviação para “Exerce Atividade Remunerada” e tem se tornado algo muito importante para a realidade de muitos brasileiros. Tal observação deve estar presente no documento de identificação de motoristas profissionais, ou seja, que trabalham dirigindo.

Com o aumento de pessoas trabalhando como motoristas em plataforma de mobilidade urbana, a procura pela inclusão do “EAR” na habilitação também é crescente. Isso porque a Uber exige de seus motoristas parceiros que haja a especificação em suas CNH, assim como já ocorre com os taxistas.

Igualmente, pessoas que estão procurando vagas de trabalho no mercado formal também têm buscado esse tipo de habilitação, uma vez que ela pode ampliar as oportunidades de serviços.

Como solicitar a EAR

Para solicitar a inclusão da sigla na CNH é preciso ir até ao Detran de seu estrado e solicitar a classificação. Já no caso de quem ainda vai pleitear a sua permissão para dirigir, é possível sinalizar o interesse durante o processo de habilitação. Dessa forma, a primeira versão do documento já trará a indicação de exercício de atividade remunerada.

Contudo, vale lembrar que para incluir a sigla EAR é necessário realizar avaliação psicológica, assim como pagar as taxas ao órgão de trânsito. No total, todo o processo custa em torno de R$ 300.

Tipos de CNH

Engana-se quem pensa que é somente os motoristas da categoria B que podem solicitar a inclusão da EAR. A observação também pode estar presentes em CNHs das categorias A, C, D e E. Até porque, dentre as principais profissões que usam a EAR estão, por exemplo, os caminhoneiros, motoristas de ônibus ou micro-ônibus, vans, além de motoqueiros em serviços de entrega.

Legislação

Motoristas profissionais que não possuem a indicação de EAR na CNH, caso sejam flagrados exercendo atividade remunerada, podem ser multados por infração gravíssima. Nesses casos, é preciso desembolsar a quantia de R$ 293,47, independente da categoria em que o veículo se enquadra.

você pode gostar também