O que fazer quando a bateria do seu carro elétrico acaba no meio da rua?

Descubra a maneira certa de resolver uma ‘pane seca’ no meio da rua sem prejudicar o funcionamento dos seu veículo elétrico.

O principal medo do proprietário de um carro elétrico é ficar sem bateria no meio da rua, seja porque não encontrou um ponto de recarga próximo ou por não perceber que a carga estava chegando ao fim. Embora casos como esses ainda sejam raros, eles acontecem e o motorista precisa estar pronto.

A chamada pane seca é comum em automóveis movidos a combustão e está prevista como infração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ficar sem combustível no meio da via é uma falta média, punível com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em um caso como esse, o condutor pode simplesmente ir ao posto a pé, comprar um pouco de gasolina e colocar no tanque. Mas quando o veículo é totalmente elétrico e fica sem carga bateria, o que fazer?
Apesar de óbvia, a resposta é: levar o carro até a “tomada” mais próxima.

O problema é que a quantidade de postos de recarga de elétricos ainda é limitada no Brasil, mesmo em grandes cidades como São Paulo.

Para piorar a situação, o caminhão do guincho que rebocou o veículo pode não conseguir acessar alguns locais, como aqueles localizados em shoppings ou supermercados. Por esse e outros motivos ligados à infraestrutura, muita gente desiste de comprar um veículo elétrico.

Foto: Shutterstock

Elétrico sem bateria no meio da rua

Não tem nada muito milagroso a se fazer com um carro elétrico descarregado além de recarregar a bateria. O jeito é solicitar o resgate, que precisa ser feito em guinchos do tipo plataforma, nos quais o veículo é colocado em cima do caminhão e nunca puxado com duas rodas no chão.

Ele jamais pode ser rebocado ou puxado porque, durante esse movimento, os motores podem funcionar como geradores e enviar energia de volta, mesmo sem bateria. Isso pode superaquecer o sistema elétrico e danificar a bateria.

A dica geral, no entanto, é sempre se programar para evitar a todo custo essa situação. “A recomendação é ficar ligado, pois o carro avisa quando a bateria está acabando. E mesmo quando ela ‘acaba’, na maioria deles não termina 100%. EVs têm uma artimanha para fazer o cliente não ficar na rua: aos poucos vai tirando potência do motor. Ideal é carregar até 90% e circular entre esses 10% e 90% sem deixar o nível cair para menos”, diz a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“O jeito é mudar a concepção que você tem de dirigir. É claro que se você abusar do peso do pé ou usar demais o ar-condicionado, vai gastar mais. Mas se você conseguir usar a tecnologia, dosar o pé e souber recuperar energia pelo freio-motor… O carro vai entregar exatamente a autonomia indicada no painel. A partir daí, o jeito é aprender a confiar”, acrescenta.

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