O que ninguém conta sobre as lombadas de trânsito vai te surpreender

Código de Trânsito Brasileiro proíbe ondulações transversais na pista, mas existem algumas exceções.

As lombadas presentes nas ruas de diversas cidades são ondulações transversais que servem para reduzir a velocidade de veículos que passam por elas. No entanto, o que chama a atenção é que esses dispositivos são proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assim como os sonorizadores, os chamados quebra-molas são vedados pelo art. 94 da lei de trânsito, que diz no seu parágrafo único:

“É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade”.

Então, por que as lombadas são tão populares em todo o país? Seria essa uma contradição na legislação de trânsito ou as autoridades simplesmente ignoram o artigo do CTB?

Lombadas são permitidas no Brasil

A resposta para essas perguntas é bem simples: o mesmo código autoriza a implantação das ondulações transversais quando:

“Em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”.

Em outras palavras, desde que o órgão responsável autorize a instalação de uma lombada no local, não há nenhum problema legal.

Segundo o especialista Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, essa permissão normalmente é dada quando todos os outros recursos para obrigar o motorista a desacelerar falham, como outros métodos de fiscalização e campanhas de educação.

“Essa é a prova de que não conseguimos matar o obstáculo físico na via. Mesmo com alternativas inteligentes como a lombada eletrônica”, diz.

Hoje, já existem lombadas eletrônicas com sensores e câmeras que detectam a velocidade dos veículos e emitem alertas ou multas quando os limites da via são ultrapassados. Essa é uma solução mais tecnológica e menos arriscada que as elevações físicas tradicionais.

Quebra-molas irregular ainda é proibido

Apesar da autorização para a instalação de ondulações pelos órgãos competentes, a lombada instalada de forma irregular ainda é proibida. Ela aumenta os riscos para quem trafega no local e ainda pode ser considerado um dano ao patrimônio público.

Para desempenhar seu papel na gestão do tráfego e evitar acidentes, o quebra-molas deve ser projetado adequadamente e bem sinalizado. Além disso, a instalação precisa ser feita com autorização e acompanhada por profissionais.

O cidadão tem o direito de solicitar redutores de velocidade e outros tipos de sinalização, fiscalização e equipamentos de segurança aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNE). Portanto, se houver essa demanda, basta realizar o pedido à administração regional.

você pode gostar também