O que significam as cores no Google Maps? Aprenda a identificá-las
Saiba o que algumas cores do GPS mais famoso do mundo significam e evite dores de cabeça no trânsito.
Quem utiliza o Google Maps já percebeu que o GPS utiliza um sistema de cores para ajudar o usuário a organizar-se e identificar mais rapidamente as informações geográficas de tráfego. Para isso, são disponibilizadas as condições de trânsito em tempo real, sobretudo em relação às rotas alternativas quando há lentidão nas ruas.
A ferramenta traz informações para quem trafega não só de carro, mas também a pé, de bicicleta ou de transporte público, como ônibus, trem, metrô. Dessa forma, o sistema de cores é ideal para entender diferentes trajetos nos mais distintos meios de transporte.
Por que o Google Maps usa cores no GPS?
O uso de cores pelo Google Maps pretende ajudar os usuários a identificar os dados geográficos e de tráfego. Assim, eles podem se planejar da melhor forma, evitando estresse e atrasos. Mesmo que o motorista já esteja dirigindo, é possível saber os locais onde o tráfego está lento e onde flui normalmente.
No geral, as cores possuem diferentes funções, como indicar a situação do tráfego, a condição das vias, ajudar na distinção de áreas específicas (rios, prédios, parques etc.), sugerir opções de restaurantes, comércios, além de mostrar trajetos mais rápidos.
O significado das cores no Google Maps
O Google Maps utiliza diferentes cores para representar lugares, vias, rios, parques, prédios, etc. Para entender melhor como ele funciona, veja a seguir o significado de algumas cores:
- Vias cinza-claro: representam as ruas com menor movimento de tráfego.
- Vias cinza-escuro: utiliza-se para representar as vias expressa, rodovias com tráfego intenso, além das estradas federais (BRs).
- Áreas em cinza-escuro/claro: são usadas para representar regiões com alta densidade, como edifícios comerciais e residenciais.
Foto: Reprodução
- Áreas em verde: representam lugares com natureza, como florestas, parques e zona rural.
- Áreas em bege: simboliza a orla de praias. Locais com deserto também possuem a mesma cor.
- Trajetos de carro em azul-escuro: simboliza o trajeto como um todo, considerando o ponto de partida até o local de chegada.
- Trajetos em azul-claro: são as rotas alternativas, com desvios possíveis ao longo do caminho.
- Trajetos em amarelo (tom alaranjado): representa a zona com trânsito moderado, com alguma lentidão.
- Trajetos em vermelho: é bom ter atenção, pois simboliza congestionamento ou trânsito parado. Quanto mais escuro estiver o tom do vermelho, mas lenta estará a circulação da via.
Foto: Reprodução