Para 2027, Toyota promete novidade que vai surpreender fãs
Montadora japonesa prepara novo modelo esportivo mais acessível que fará parte do grupo formado por GR Supra e GR 86.
O seleto grupo de carros esportivos da Toyota deve ganhar um novo integrante nos próximos anos. A montadora está desenvolvendo um automóvel para o público que adora a esportividade, e a boa notícia é que ele será uma opção mais acessível para o bolso. A gama esportiva da marca é atualmente formada por Supra, GR 86, GR Yaris e GR Corolla.
Segundo informações do Autocar India, o próximo Toyota da família GR será o modelo de entrada da família e deverá chegar ao mercado entre 2026 e 2027.
O novo carro esportivo será baseado no MR2, cujo conceito foi apresentado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Tóquio de 2015.
Trata-se de um esportivo compacto e leve, equipado com motor dianteiro e tração traseira. Para homenagear ainda mais o modelo antigo, seu nome pode ser Starlet.
A Toyota também pode se inspirar em automóveis como o Glanza, hatch vendido na África do Sul que deve emprestar componentes como o motor 1.3 tricilíndrico turbo de 152 cv para o próximo automóvel japonês. Assim, a fabricante não teria que desenvolver uma opção menos potente do propulsor 1.6 turbo de quatro cilindros que equipa GR Yaris e GR Corolla.
Além de buscar inspiração no próprio portfólio, a marca cogita “beber da fonte” de outras montadoras. O Daihatsu Vision Copen é um dos projetos que deve ter despertado novamente a atenção da japonesa para o segmento de esportivos, e tanto ele quanto o próximo lançamento focam em rivalizar com o Mazda MX-5.
Já a Suzuki pode pegar carona no esportivo barato para ressuscitar o Cappuccino.
Os planos das três montadoras continuam em segredo, mas os veículos têm previsão de lançamento entre 2026 e 2027.
Super Sport (2020) e Supra (2019). (Foto: Divulgação/Toyota)
Fraude em testes de certificação
Outro assunto recente que envolve a Toyota é a polêmica de fraudes em testes de certificação, que impactaram sete carros da marca japonesa e suspendeu a produção de três deles. Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross estão na lista dos envolvidos.
O governo japonês investiga resultados fraudulentos em testes de colisão, procedimentos incorretos de inflação de airbags, danos aos assentos traseiros em colisões e falsificações nos dados de potência do motor.
A Mazda Motor Corp. e a Honda Motor Co. também assumiram irregularidades semelhantes. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, veio a público pedir desculpas pelo ocorrido:
“Não somos uma empresa perfeita. Mas, se percebermos algo errado, daremos um passo atrás e continuaremos tentando corrigi-lo”, disse o neto do fundador da marca.