Pé no acelerador? Saiba o que fazer quando um motorista lento ocupa a faixa da esquerda
Ultrapassar veículos pela direita é uma manobra que costuma gerar dúvidas entre motoristas brasileiros.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ultrapassar veículos pela direita é uma manobra considerada uma infração média, sujeita a multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, existem casos específicos em que essa prática é permitida.
De acordo com o artigo 199 do CTB, a ultrapassagem pela direita só é permitida quando o veículo da frente sinaliza a intenção de virar à esquerda e já está na faixa apropriada para essa manobra. Fora desse contexto, a manobra é estritamente proibida.
A penalidade para quem descumpre a norma de trânsito é uma multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH. Caso o condutor reincida na infração em um período de 12 meses, o valor da multa pode ser dobrado.
Confusão em vias de múltiplas faixas
Muitos motoristas se deparam com a seguinte situação: estão em uma via de várias faixas e um veículo mais lento está ocupando a faixa da esquerda, “trancando” o trânsito.
Mesmo que ultrapassar pela direita pareça a solução mais rápida, o CTB não abre exceções nesse caso. A legislação orienta que o motorista sinalize e aguarde que o veículo à frente libere a faixa da esquerda.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, “ultrapassagem” é o ato de um veículo passar à frente de outro, retornando à sua faixa original. Portanto, a infração só ocorre quando o motorista sai da sua faixa, ultrapassa pela direita e retorna à posição anterior de forma contínua.
Já o movimento de troca de faixas, seja pela esquerda ou pela direita, não configura infração, desde que não envolva a ultrapassagem mencionada no artigo 199.
Foto: Shutterstock
Como proceder quando o motorista é lento
Se o veículo à frente não ceder passagem na faixa da esquerda, a recomendação é manter a paciência. É permitido sinalizar a intenção de ultrapassagem com lampejos breves de farol alto ou toques leves de buzina (em áreas não urbanas).
Porém, todas as ações cujo objetivo é solicitar a passagem devem ser adotadas com moderação e respeito à segurança.
Ultrapassar pela direita deve ser evitado, pois aumenta o risco de acidentes, além de ser uma infração de trânsito.
Respeitar as normas de ultrapassagem não apenas evita multas, mas também contribui para um trânsito mais seguro e fluido.