Pedágio sem cancela: como funciona, onde está e como pagar sem multas
Pedágios eletrônicos estão transformando as rodovias do Brasil, oferecendo um novo método de cobrança automática através de pórticos free flow.
Em 2021, o cenário dos pedágios no Brasil começou a mudar, com a sanção de uma lei que viabilizou a implementação dos sistemas de pedágio eletrônico, conhecidos como free flow.
Este modelo substitui as tradicionais cabines de cobrança por pórticos automáticos. A inovação está sendo implementada, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste.
A rodovia Rio-Santos, no Rio de Janeiro, foi a pioneira ao instalar, em março de 2023, os primeiros pórticos sob concessão da CCR. Os pontos de cobrança eletrônica estão situados em Paraty, Mangaratiba e Itaguaí. Em 2024, São Paulo aderiu ao sistema, iniciando pela rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis.
Além disso, a concessionária EcoNoroeste instalou um pórtico na Rodovia Carlos Tonanni, entre Sertãozinho e Jaboticabal. Outro ponto de cobrança foi estabelecido no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba.
No estado de Minas Gerais, Monte Sião conta com um pórtico operado pela EPR Sul de Minas. No Sul, o Rio Grande do Sul concentra seis pórticos, em cidades como Antônio Prado e Farroupilha.
Pedágio free flow (Foto: Divulgação/ecoNoroeste)
Pagamento e operação dos pórticos free flow
O funcionamento dos pórticos é feito por meio de câmeras e sensores de rádio frequência, que identificam placas e veículos.
Para usuários de TAGs, como Sem Parar, o pagamento é automático. Para os demais, as concessionárias oferecem opções via sites, aplicativos e totens.
O prazo para pagamento é de 30 dias, sob risco de multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira, conforme o Artigo 209 do CTB.
Foto: Divulgação/Agência São Paulo
Futuro dos pedágios eletrônicos em São Paulo
A partir de julho de 2025, a região metropolitana de São Paulo adotará um sistema mais avançado, cobrando por quilômetro rodado na via expressa da Rodovia Presidente Dutra.
Serão 21 pórticos ao longo do percurso, com tarifas variáveis conforme o horário. A medida visa beneficiar viajantes de longa distância, eliminando cobranças duplicadas.
Até o final de abril, a Secretaria Nacional de Trânsito planeja aprovar o pagamento via aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação, facilitando ainda mais o processo para os motoristas.
Essa inovação promete modernizar as rodovias brasileiras, trazendo mais comodidade e eficiência para os usuários.