Película criada pela Hyundai tem função de ar-condicionado. Como funciona a tecnologia?

Filme de resfriamento com nanotecnologia é chamado de ‘revolucionária’ e pode reduzir bastante as temperaturas internas do veículo.

As montadoras de veículos possuem times de profissionais dedicados a pesquisar novas tecnologias para tornar a condução mais confortável e segura sempre que possível. Com certa frequência, as marcas incorporam essas descobertas em seus carros e ganham grande destaque no mercado.

A Hyundai anunciou o desenvolvimento de uma película transparente para os vidros que pode fazer quase o papel de um ar-condicionado. O “insulfilm”, chamado Nano Cooling Film (filme de resfriamento com nanotecnologia), consegue reduzir a temperatura interna da cabine em até mais de 22°C.

Em desenvolvimento desde 2023, essa novidade da sul-coreana pode ser uma solução interessante para evitar o sofrimento que os motoristas passam durante o verão, sobretudo nos países onde as temperaturas são mais altas.

Como a película de vidro esfria o carro?

Essa “película de vidro revolucionária” promove uma refrigeração interna superior às demais porque, ao mesmo tempo, bloqueia a energia térmica externa e permite que o calor interno escape. Segundo a Hyundai, os testes para comprovar a eficiência do produto foram realizados no Paquistão.

A equipe aplicou o filme em 70 automóveis, que circularam pela cidade de Lahore, onde as temperaturas atingem até 50°C e a legislação proíbe o uso de cortinas. Na comparação com o filme tradicional, o Nano Cooling Film reduziu a temperatura próxima da cabeça do motorista em 10,98°C. Em relação ao mesmo veículo sem vidros escurecidos, a queda foi de 12,33°C.

A película também reduziu a temperatura da superfície de incidência em 15,38°C nas superfícies internas do carro em comparação com um vidro com insulfilm convencional, e em 22°C em relação ao mesmo modelo sem película.

O filme de resfriamento com nanotecnologia segue para sua última fase de testes antes do lançamento e, após as pesquisas finais, poderá ser produzido em massa pela Hyundai.

você pode gostar também