Pensou melhor? Toyota reconsidera eletrificação e pode fabricar Hilux elétrica na Argentina
Toyota revela planos de expandir produção de veículos elétricos na América do Sul, Estados Unidos e Tailândia até 2027.
A gigante automotiva Toyota está reavaliando sua postura em relação aos veículos elétricos. Até então focada em modelos híbridos, a marca japonesa planeja lançar cerca de 15 modelos 100% elétricos até 2027.
Essa mudança de estratégia reflete a crescente demanda global por automóveis mais sustentáveis e ecológicos.
Em busca de expandir sua presença no setor de elétricos, a Toyota anunciou investimentos na produção desses automóveis em locais estratégicos. Entre os países contemplados estão os Estados Unidos, Tailândia e Argentina.
A escolha pela Argentina destaca o interesse da empresa em fortalecer sua presença na América do Sul.
Chegada da Hilux elétrica
Um dos lançamentos mais aguardados é a Hilux elétrica, que será produzida na Argentina. A versão protótipo, chamada Hilux Revo EV, foi apresentada em 2022 na Tailândia.
Detalhes como autonomia e potência ainda não foram oficialmente divulgados, mas espera-se um alcance de 250 km e um motor elétrico semelhante ao do modelo bZ4X.
Foto: Divulgação/Toyota
Além da Hilux elétrica, a Toyota planeja iniciar a produção da caminhonete na Tailândia a partir de outubro. Outro projeto é o desenvolvimento de um SUV de sete lugares, previsto para ser fabricado nos Estados Unidos a partir de 2026.
A mudança nos rumos estratégicos da montadora foi revelada pelo jornal Nikkei. Fontes citadas pela publicação destacam que a marca visa evitar tarifas de importação e reduzir o tempo de entrega dos veículos.
A produção local permitirá à Toyota competir de maneira mais eficaz em mercados estratégicos.
Desempenho no mercado
Até agora, a produção de veículos elétricos da Toyota concentra-se no Japão e, principalmente, na China. Em nível mundial, o bZ4X é um dos poucos modelos elétricos disponíveis.
Recentemente, a marca introduziu o C-HR+ na Europa e o Urban Cruiser EV na Índia, em parceria com a Suzuki. As movimentações da empresa refletem a urgência em se adaptar ao mercado em transformação.
Embora a Toyota tenha defendido por muito tempo os carros híbridos, há uma crescente preocupação com a possibilidade de perda de participação no mercado de veículos elétricos. Em 2024, a montadora vendeu cerca de 140.000 elétricos, número consideravelmente inferior aos da Tesla e BYD, que lideram o setor.