Peugeot em queda livre nas vendas no Brasil vira pedra no sapato da Stellantis

Peugeot e Citroën lutam no mercado brasileiro.

A Peugeot, principalmente desde o ano passado, vem enfrentandomuitas dificuldades para emplacar seus carros no mercado brasileiro. Isso porque,ao lado da também francesa Citroën, está com um desempenho muito abaixo do esperadoe tenta se recuperar.

Com isso, a Peugeot torna-se um grande desafio para a Stellantis, o grupo automotivo que comanda diversas empresas, como a Jeep, a Fiat e as duas francesas. No entanto, essas duas estão mais distantes de alcançar o resultado esperado.

Inclusive, o conglomerado chegou a trocar seu CEO no ano passado, com uma nova expectativa. Contudo, a saída de Antonio Filosa da América do Sul para a empresa global e a chegada do italiano Emanuele Capellano ainda não surtiram o efeito esperado, embora o trabalho de Filosa seja considerado de alto nível quando esteve no continente.

Peugeot fora do ‘top 10’

Um dos desafios da Stellantis é recolocar a Peugeot no ‘top 10’ das marcas mais vendidas no Brasil nos últimos anos. E isso, ao menos no momento, está longe de acontecer e vale também para a Citroën.

Os números mostram, na prática, essa dificuldade das marcas francesas da Stellantis dentro do mercado brasileiro. No primeiro trimestre de 2024, a Peugeot vendeu 41% menos carros do que no mesmo período do ano passado.

No primeiro semestre do ano passado, juntas, Peugeot e Citroën tinham 4,10% de participação no mercado nacional. Atualmente, estão com apenas 2,61%, o que preocupa a empresa.

Mas a expectativa é de uma retomada do crescimento das vendas. Além disso, pela estimativa da Stellantis, em 24 meses, ou seja, dois anos, as vendas devem chegar a 5,1%, valor considerado ideal para o desempenho no mercado.

No primeiro semestre do ano passado, a Citroën ainda estava em 10º lugar, com a Peugeot em 11º. Contudo, no momento, as duas estão fora do grupo das 10 maiores.

Volume de carros vendidos

Considerando os números absolutos de vendas de carros, a Peugeot vendeu 9.852 carros no primeiro trimestre de 2023. Esse número absoluto caiu para 5.791 no primeiro semestre de 2024.

A coirmã Citroën passou de 5.493 carros vendidos no primeiro trimestre do ano passado para 6.808 neste ano. Contudo, a participação total no mercado de carros novos caiu de 1,47% para 1,41% no período.

Por fim, o novo 208 é uma das principais apostas da Peugeot para o mercado brasileiro. No entanto, apesar da qualidade do veículo, ele ainda não está vendendo bem, até pela desconfiança que existe em relação à marca francesa. O que acontecer nos próximos meses poderá definir também os próximos passos da empresa, o que vale de igual modo para a Citroen.

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