Picape com 3 fileiras de assentos? Stellantis registra patente curiosa
Caminhonete com capacidade para seis ou sete ocupantes a bordo tem patente registrada pelo grupo automotivo.
A configuração tradicional de uma picape grande é uma cabine com espaço para cinco ocupantes, sendo dois na frente e três traseiros menos confortáveis, já que o porta-objeto compromete o encosto desses assentos. Porém, a Stellantis quer provar que quem acha que esse é o único arranjo possível está bem errado.
O grupo automotivo acaba de patentear uma picape com capacidade para seis ou sete pessoas a bordo. Para incluir os passageiros extras, o veículo tem dois assentos basculantes que criam uma terceira fila.
Cabe destacar que picapes com três fileiras não são exatamente uma novidade no mercado, mas até agora os modelos só estão disponíveis por encomenda em empresas especializadas. A Stellantis, por outro lado, registrou a patente da cabine com basculamento de dois assentos, que permite acomodar mais duas pessoas caso haja necessidade.
Picape com três fileiras de assentos
Os assentos extras ficam presos à parede da cabine na altura da divisa com a caçamba. Eles ocupam o lugar do tradicional assento único para três pessoas visando facilitar o embarque no veículo, sugerindo que a capacidade do projeto é para seis ocupantes.
A cabine remete à gigante Ram King Cab, mas não no tamanho, e sim na ideia. A aposta da Stellantis é uma picape média com dimensão semelhante à Fiat Strada com cabine estendida, menor que a 3500 ou a 4500, por exemplo. Se o problema da picape é espaço para bagagem, o projeto resolve de maneira inteligente, mesmo que essa não seja a função das picapes.
Ram King Cab (Foto: Divulgação)
Porém, os mais puristas terão muito do que reclamar sobre a novidade, especialmente da tentativa de mesclar a capacidade de um SUV em uma caminhonete.
Sejam quais forem as críticas, o modelo com mais lugares para passageiros deve encontrar seu público em um mercado no qual muita gente precisa de mais espaço na cabine.