Piloto de moto também pode economizar: 6 dicas valiosas para gastar menos combustível
Mesmo que o consumo dos veículos de duas rodas seja menor, poupar faz bem para o bolso.
Se quem poupa tem, economizar combustível não é importante apenas para os proprietários de carros e outros veículos maiores, mas também para os donos de motocicletas. As vendas de motos cresceram mais de 19% no Brasil no primeiro semestre de 2024, ilustrando a força do segmento no país.
Essa procura maior pelos modelos de duas rodas é resultado de uma série de fatores, como o aumento nos preços dos carros novos e dos combustíveis. Existem motos populares de baixa cilindrada que conseguem rodar mais de 40 km com um litro de gasolina no tanque, para a felicidade dos proprietários.
6 hábitos para economizar combustível na moto
Ainda que o veículo que você tem na garagem seja econômico, é sempre positivo adotar atitudes que reduzem ainda mais o consumo. A seguir, reunimos algumas recomendações de especialistas no assunto para ajudá-lo a poupar. Confira!
1. Calibrar os pneus
Foto: Shutterstock
O prazo máximo para calibrar os pneus é de uma vez a cada 15 dias, mas o ideal é realizar o processo semanalmente, especialmente para quem percorre muitos quilômetros por dia. Um pneu murcho exige mais do motor e faz com que ele consuma mais gasolina para trabalhar.
2. Fazer a manutenção no prazo correto
Pode até parecer meio inútil, mas realizar as revisões previstas no manual do proprietário ajuda a manter a moto em boas condições de funcionamento por mais tempo e a eliminar fatores que aumentam o gasto de gasolina.
3. Trocar o filtro de ar
Foto: Yury Nikolaev/Shutterstock
Durante as manutenções preventivas, um item que precisa ser checado é o filtro de ar, especialmente porque ele influencia na saúde do motor. Se a peça está saturada e com a capacidade de filtragem reduzida, os sintomas na moto vão desde o aumento no consumo até a perda de desempenho.
4. Substituir velas e cachimbos
A lista de trocas que precisam ser feitas pelos proprietários também inclui componentes como velas e cachimbos, essenciais para o funcionamento do motor. O serviço é bastante comum durante a revisão preventiva, portanto, não vale a pena pular essa etapa.
5. Trocar o óleo
Foto: Shutterstock
Respeitar os prazos para troca de óleo é mais uma recomendação indispensável para o piloto que quer ver a moto rendendo bastante. Com um lubrificante adequado, o motor faz menos força e, consequentemente, utiliza menos combustível.
6. Pilotar com inteligência
A última dica é sobre a forma como o piloto dirige sua moto, que precisa ser mais inteligente. Usar o acelerador com imprudência, às vezes até como botão de ligar e desligar, é péssimo para o veículo. Atingir a faixa de corte para trocar de marcha é um desperdício de combustível e resulta em um desgaste desnecessário do motor.