Pneu vulcanizado é seguro? Veja se ele pode estourar fácil

Dúvida é comum entre os motoristas, que não sabem se a melhor opção é trocar por um novo componente.

Além do motor, os pneus são um dos principais componentes do carro. Na tentativa de economizar na troca deles, muitas pessoas utilizam uma técnica que gera bastante discussão: a vulcanização de pneus. Mas será que isso é seguro?

Antes de optar por esta técnica, é preciso entender como ela funciona e se há riscos para a segurança do condutor, como, por exemplo, o pneu estourar com mais facilidade.

O que é um pneu vulcanizado?

O processo de vulcanizar um pneu consiste em recuperar parte do componente, evitando a compra de um novo. Um pneu vulcanizado recebe um corte na lateral e, em seguida, é lixado e aquecido para que suas partes se unam novamente. Feito isso, ele é recolocado no veículo para ser usado.

Utiliza-se o termo vulcanização para explicar o processo químico que altera as características do látex ao combiná-lo com um pouco de enxofre. A partir daí, o pneu se torna mais resistente contra danos.

O primeiro a ter essa ideia foi Charles Goodyear, em 1836. Anos mais tarde, esse sobrenome seria usado como uma das maiores marcas de pneu do mundo.

Como é feito a vulcanização do pneu?

Para começar, faz-se o processo de vulcanização em um pneu rasgado na lateral, geralmente danificado devido a tachões de sinalização ou atrito com guias (meio-fio). Apenas um borracheiro de confiança saberá dizer a viabilidade ou não do procedimento.

Durante o processo, lixa-se o corte com um equipamento específico, tanto do lado de dentro quanto do fora do pneu. Em seguida, preenche-se com borracha. Os materiais se fundem ao serem submetidos a uma alta temperatura. O pneu é então resfriado e recolocado no veículo sem as rachaduras.

Vulcanizar o pneu do carro é seguro?

Este é um questionamento justo e importante a se fazer. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), existem parâmetros mínimos para a liberação de pneus reparados.

Um deles diz que pneus reparados devem conter um selo informando qual foi o tipo de procedimento. Portanto, se for vulcanizar um pneu, o recomendado é escolher uma borracharia de confiança, que siga as recomendações do Inmetro.

Vale mencionar que as regras não se aplicam às motocicletas, que não podem circular com pneus desse tipo.

Foto: Reprodução

Pneu vulcanizado pode estourar?

Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre estouro e furo. Um pneu pode estourar se houver bolhas de ar em sua superfície ou em razão de pancadas em buracos, meio-fio e tachas.

Portanto, os cuidados a se tomar com pneu vulcanizado são os mesmos que com um pneu que não passou por esse processo, independentemente da situação.

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